A montadora sueca Volvo apresentou na Fenatran a série especial FH 30 anos. “Em três décadas, o FH transformou-se no caminhão mais vendido do país, com mais de 1,5 milhão de unidades comercializadas no mundo e mais de 200 mil apenas no Brasil”, conta o presidente do Grupo Volvo América Latina, Wilson Lirmann, durante a coletiva de imprensa no primeiro dia do evento. Foram produzidas 60 unidades para a série especial, nas versões 540 6×4 e 500 6×2. O modelo vem com itens exclusivos de segurança e conforto.
Outro destaque da empresa nesta edição da Fenatran é o portfólio de modelos vocacionais no Brasil. Um dos carros-chefes é o caminhão FMX 6×6 para 250 toneladas, em composições hexatrem, as maiores em operação no país. Ao veículo se atribui maior produtividade para aplicações off-road de transporte de madeira reflorestada, exclusivamente em estradas fechadas, dentro de fazendas. No estande da Volvo, está também exposto o VMX Max, outro modelo da marca utilizado em operações fora de estrada.
“Nossa família fora de estrada está ainda mais forte e completa, capaz de transportar todos os tipos de materiais e cargas, por qualquer estrada, sempre da forma mais segura. Este ano, seguimos como líderes em caminhões acima de 16 toneladas no transporte de cana-de-açúcar, florestal e mineração”, declarou o diretor-executivo da Volvo Caminhões, Alcides Cavalcanti.
FMX Hexatrem
O FMX 6×6 que está no estande da Volvo é o mesmo adquirido recentemente pela Suzano, maior produtora mundial de celulose de eucalipto, que comprou 14 unidades do modelo para seu hexatrem de 250 toneladas, imensas composições off-road com seis reboques, as maiores em operação no país. Ao todo, a Suzano possui agora 47 unidades do Volvo FMX Hexatrem, distribuídas em operações em diversas localidades.
Eletrificação e 100% Flex
“Outro pilar de crescimento é orientado pela descarbonização. Estamos alinhados com as metas internacionais de redução das emissões de gases, e a eletrificação é uma das frentes de inovação da Volvo”, disse Lirmann. A montadora levou para a Fenatran os modelos FM Electric e FH B100 Flex.
O Volvo FM Electric passou a fazer parte de um estudo liderado pela Secretaria Nacional de Trânsito, vinculada ao Ministério dos Transportes, que autorizou o início de sua operação no país, em caráter experimental. O objetivo é analisar o impacto de caminhões pesados elétricos sobre o pavimento das estradas.
O modelo já está na frota de várias transportadoras, realizando operações diversificadas, como transporte de cargas industrializadas, alimentos, bobinas de aço, entre outros. A própria Volvo começou a usar o FM Electric na logística de seu complexo industrial em Curitiba (PR), para o abastecimento de diversos componentes nas linhas de produção. A iniciativa traz uma redução de quase 750 toneladas de emissões de CO2 por ano, dentro do compromisso da marca com a descarbonização nos transportes e nas suas próprias operações de manufatura. A Volvo vende caminhões elétricos na Europa desde 2019 e já entregou 4.200 veículos elétricos em todo o mundo.
Ainda na temática da redução de emissões de CO2, outra atração da Volvo na Fenatran é o FH B100 Flex, que pode rodar com biodiesel puro, graças a um motor exclusivo, baseado nos atuais propulsores Euro 6 da marca. Disponível apenas para o Volvo FH e ainda comercializado sob consulta, a solução é a única do mercado que dá ao transportador a flexibilidade de rodar com diferentes proporções de biodiesel, indo do B14 (diesel S10 com 14% de biodiesel, atualmente disponível nos postos) até o B100 (biodiesel puro). Quando abastecido exclusivamente com o B100, a redução das emissões de CO2 equivalente de origem fóssil varia de 70% a 90%, dependendo do processo produtivo do biodiesel. Segundo o diretor-executivo da Volvo Caminhões, 80 unidades já foram comercializadas.
Serviços
O presidente do Grupo Volvo América Latina falou também sobre o desempenho dos planos de serviços. “Em 2024, nove em cada dez caminhões Volvo comercializados já saem da fábrica com algum tipo de cobertura, da básica (Plano Azul) à mais completa (Plano Ouro). Temos mais de 50 mil planos de serviços ativos”, disse. Todos os veículos cobertos por Planos de Serviço têm atendimento prioritário nas 107 concessionárias da marca no país.
Ainda na área de serviços, uma novidade apresentada foi o Seguro Conectado Volvo, opção oferecida pela Volvo Financial Services para os transportadores que utilizam os planos de serviço da marca e a Condução Inteligente Volvo. Com descontos escalonáveis, a economia no custo do seguro pode chegar a 30% ao longo do tempo.