Transporte Moderno – Quais são os próximos passos da Reiter Log em relação a diversidade e investimento em uma frota mais limpa?
Vinícius Reiter Pilz – A Reiter completou 16 anos e nos destacamos no mercado com nossas iniciativas ESG. Temos uma meta de descarbonizar totalmente a frota até 2035. Desde 2021, então avançamos nesse processo de utilização combustíveis alternativos.
Transporte Moderno – Quantos veículos são atualmente movidos a combustíveis alternativos?
Vinícius Reiter Pilz – Aproximadamente 250 caminhões a gás e 50 elétricos. Nossa frota a gás é uma das maiores do mundo, segundo a Scania.
Transporte Moderno – E os caminhões elétricos? Quais modelos vocês estão utilizando?
Vinícius Reiter Pilz – Temos desde os primeiros Volvos elétricos do Brasil até modelos de pequeno porte como os Volkswagen Delivery, que estamos incorporando agora.
Transporte Moderno – Você mencionou um objetivo de reduzir as emissões. Quais os números?
Vinícius Reiter Pilz – Nossa meta é que até 2035 toda a frota opere com energias renováveis, sem diesel. Estamos focando mais no biometano do que no biodiesel, pois acreditamos que a volatilidade dos preços do biodiesel é um risco.
Transporte Moderno- E quanto à infraestrutura para abastecimento? Vocês enfrentam dificuldades?
Vinícius Reiter Pilz – Sim, temos desafios, especialmente no elétrico, mas estamos desenvolvendo nossas próprias bases de abastecimento. Atualmente, temos três bases externas e três internas para biometano.
Transporte Moderno – Esses investimentos totalizam quanto?
Vinícius Reiter Pilz – Já investimos cerca de R$ 300 milhões em iniciativas sustentáveis, sendo R$ 40 milhões em bases de abastecimento e o restante na frota.
Transporte Moderno – E os planos para a Fenatran deste ano? Vocês têm novidades?
Vinícius Reiter Pilz – Estamos em um ponto de amadurecimento dos investimentos. Vamos avaliar as oportunidades que surgirem.
Transporte Moderno – Então, o foco é continuar a expansão e a inovação na frota?
Vinícius Reiter Pilz – Exatamente. Estamos sempre buscando alternativas e acreditamos que quem liderar nesse caminho terá um diferencial competitivo significativo.