Consumidores estão dispostos a pagar mais por transporte sustentável, diz pesquisa

Quando questionados sobre quais modais de transporte consideram mais sustentáveis, os 2.400 consumidores ouvidos apontaram o caminhão elétrico como o favorito, com 49,1% das menções

A política de desoneração impulsionou um crescimento de 9,7% no número de empregos formais nos setores abrangidos entre janeiro de 2011 e fevereiro de 2024

Redação

A preocupação com a sustentabilidade no transporte de produtos ganhou destaque entre os consumidores brasileiros, segundo uma pesquisa recente da Pluxee, empresa especializada em benefícios e engajamento para colaboradores.

Realizado com mais de 2.400 participantes, o estudo revela que 59,7% dos entrevistados estariam dispostos a pagar um valor adicional por produtos de empresas que utilizam práticas sustentáveis em suas operações logísticas.

A gerente de produtos de mobilidade da Pluxee Latam, Carolina Silveira, ressalta a relevância desse tema: “Estamos vivenciando transformações sociais e ambientais significativas.

A pesquisa mostra que 73% dos respondentes estão preocupados com a sustentabilidade, evidenciando a necessidade de investimentos em frotas mais verdes”. Entre as iniciativas sugeridas, a otimização de rotas e o monitoramento das emissões de CO2 se destacam como fundamentais.

Caminhão elétrico

Quando questionados sobre quais modais de transporte consideram mais sustentáveis, os consumidores apontaram o caminhão elétrico como o favorito, com 49,1% das menções. O transporte ferroviário segue em segundo lugar, com 34,8%, enquanto opções como o transporte rodoviário utilizando biocombustíveis receberam apenas 3,2% das preferências..

Transporte dos produtos

Outra revelação da pesquisa é que 91,1% dos consumidores expressaram preocupação com a forma como os produtos que consomem são transportados, e 98,1% consideram essa questão crucial ao tomar decisões de compra. “Com essa crescente conscientização, as empresas precisam se adaptar rapidamente. A implementação de práticas sustentáveis não é apenas desejável, mas uma necessidade competitiva”, conclui Silveira.

LEIA MAIS

Joanini Transporte amplia a frota com 12 caminhões Volvo FH 460

Veja também