A Ajinomoto do Brasil, em parceria com a DHL Supply Chain, anunciou a inauguração de um novo centro de sistribuição em Extrema, Minas Gerais. O novo campus, que ocupa uma área de aproximadamente 11 mil m², é a terceira instalação da DHL na cidade e foi projetado para otimizar as operações logísticas da empresa.
Com a inauguração, a Ajinomoto do Brasil amplia sua rede de distribuição, que já conta com três centros de distribuição nas regiões Sudeste e Nordeste, além de três brokers (intermediários de distribuição) em Porto Alegre, Belo Horizonte e Mato Grosso.
O campus foi desenvolvido com práticas sustentáveis, incluindo o uso de energia renovável e gestão eficiente de resíduos. A estrutura permite ainda ganhos de escala por meio do compartilhamento de recursos, como segurança e acesso a mão de obra especializada.
Gestão completa
O serviço contratado abrange a gestão completa do processo de armazenagem, desde o recebimento de cargas da fábrica da Ajinomoto em Limeira (SP) até a expedição para clientes B2B. O controle de inventário é realizado por meio de um sistema digital de gestão logística (WMS), que proporciona visibilidade total dos itens.
O campus da DHL permitirá à Ajinomoto do Brasil utilizar recursos como o sistema Mercado Livre de Energia e empilhadeiras de lítio, otimizando ainda mais suas operações.
Segundo a DHL, a nova estrutura permitirá à empresa lidar com picos de demanda, especialmente no final do mês. Com essa parceria, tanto a Ajinomoto quanto a DHL buscam fortalecer suas operações no Brasil, focando em qualidade e eficiência para atender às crescentes necessidades do mercado.
LEIA MAIS
Relatório da DHL conclui que IA e sustentabilidade são essenciais para o avanço logístico
Maior parte dos centros de distribuição da DHL já opera sem emissão de carbono