Em 1998, a edição n° 387 da Transporte Moderno publicava a reportagem “A gigante International dá a largada no mercado brasileiro” que contava os planos da Navistar International, a maior fabricante de caminhões e chassis de ônibus dos Estados Unidos, para conquistar o mercado brasileiro de caminhões. Em setembro daquele ano, a empresa havia inaugurado a sua unidade industrial em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.
A meta era uma participação de 10% das vendas dentro de cinco anos, o que significaria chegar a 5 mil caminhões em 2002. O diretor-presidente da companhia, à época, estimava que 20% da produção na fábrica gaúcha seria exportada para os países do Mercosul.
A Navistar International Corp. do Brasil, nome da empresa no mercado nacional produzia mensalmente 60 caminhões da série 4700, de 16 t de pbt, equipados com motor de 210 cv.
A fábrica instalada no Brasil foi resultado do acordo firmado entre a Agrale e a Navistar que também previa o fornecimento de serviço de montagem de caminhões pela Agrale no seu complexo industrial, segundo os padrões de qualidade e processo da International. O acordo permitiu que a International entrasse no mercado no tempo recorde de apenas nove meses após a decisão de vir se instalar no país.
Leia a reportagem completa na edição n° 387 da Transporte Moderno. Clique aqui.