Setembro foi um mês marcante para a VLI, que quebrou seu recorde histórico de embarque de açúcar VHP no Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita (Tiplam). A companhia realizou o carregamento de 70,1 mil toneladas da commodity em um único navio, com destino ao mercado asiático, entre os dias 19 e 22 do mês passado.
Segundo o diretor de Operações do Corredor Sudeste da VLI, Nicolas Szwako, a Ferrovia Centro-Atlântica desempenha um papel crucial neste processo, servindo como o principal vetor para as exportações. “Nossos ativos, estrategicamente distribuídos ao longo do Corredor Sudeste da FCA, permitem a criação de soluções logísticas multimodais que proporcionam agilidade, eficiência e segurança na movimentação do açúcar, coletado em estados como Goiás, Minas Gerais e São Paulo”, explica Szwako. Ele destaca que esse esforço gera valor para os clientes da VLI e contribui significativamente para o avanço das exportações brasileiras.
Os resultados recentes da VLI na movimentação de açúcar são notáveis. Na safra 2023/2024, que se iniciou em abril do ano passado e se estendeu até março deste ano, a empresa transportou 6,1 milhões de toneladas por suas ferrovias e movimentou 5,1 milhões de toneladas no Tiplam. Esses volumes representam um aumento de 24% e 28%, respectivamente, em relação à safra anterior, que já era considerada recorde.
Com essa nova conquista, a VLI reafirma sua posição de destaque no setor logístico e sua contribuição ao mercado de açúcar, reforçando a importância da infraestrutura e das operações eficientes para o crescimento das exportações brasileiras.
LEIA MAIS
VLI e ALE firmam parceria para compensação de emissões de poluentes no transporte ferroviário
VLI inaugura complexo de laboratórios para aumentar eficiência no setor ferroviário