O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sancionou o Projeto de Lei n° 655/2024 que autoriza a contratação de uma parceria público-privada (PPP) para a construção, operação e manutenção do Túnel Imerso Santos-Guarujá. A proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa no dia 9 de outubro e representa um investimento estimado em R$ 6 bilhões.
De acordo com Freitas, a obra “vai alavancar a economia da região”, reduzindo o tempo de deslocamento e beneficiando tanto moradores da Baixada Santista quanto turistas. Com 1,5 km de extensão — 870 m submersos —, o túnel permitirá a travessia em menos de cinco minutos, atendendo veículos de passeio, ônibus e caminhões, além de incluir ciclofaixa e espaço para pedestres.
O projeto, que gerará cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos, será financiado por uma combinação de recursos públicos e investimentos privados, com 86% do total proveniente de aportes do Governo de São Paulo e da União.
A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) apresentará um novo traçado do túnel aos moradores na próxima segunda-feira, enquanto aguarda a aprovação do EIA-Rima para a licença ambiental. O edital da PPP deve ser publicado no segundo trimestre de 2025