A Ferroport, responsável pelo terminal de minério de ferro no Porto do Açu, em São João da Barra, no Rio de Janeiro, completa uma década de operações com resultados expressivos. A joint venture entre a mineradora Anglo American e a Prumo Logística projeta embarques entre 24,5 e 25 milhões de toneladas de minério em 2024, totalizando mais de 160 milhões de toneladas desde o início das atividades em 2014. O primeiro navio, o Key Light, simbolizou o início do complexo portuário.
Nos últimos dez anos, 1.200 embarcações atracaram no terminal, com principais destinos como China e Bahrain, além de México, Estados Unidos, Índia e países europeus e africanos. O volume exportado em 2015 era de 8 milhões de toneladas, número que triplicou.
A Ferroport registrou um lucro líquido de R$ 489 milhões em 2023, crescimento de 3,4% em relação ao ano anterior. Para o futuro, a empresa lançou o Programa Rumo aos 30!, que visa aumentar a capacidade operacional para 30 milhões de toneladas por ano. O minério, extraído pela Anglo American em Minas Gerais, é transportado via mineroduto de 529 km até o terminal, onde é filtrado e estocado para exportação.
LEIA MAIS
Movimentação de açúcar e fertilizantes bate recordes nos portos brasileiros