De Goiânia (GO)
A primeira picape híbrida plug-in BYD Shark, lançada no último fim de semana, posiciona oficialmente a montadora chinesa no agronegócio brasileiro. A fabricante confia na rápida e constante modernização do setor para lançar essa opção veicular para os agricultores, que traz a tecnologia que combina um motor turbo de 1.5 litro e outro elétrico com a bateria de 29.6 kWh de capacidade.
O vice-presidente sênior da BYD no Brasil e Head Comercial e Marketing da BYD Auto, Alexandre Baldy, explica que Goiânia e todo o estado respiram o agronegócio. “Por isso, faz todo sentido lançar a picape Shark aqui”, diz.
A montadora enfrenta o desafio de introduzir o conceito da eletrificação no dia a dia do agronegócio. Mas, segundo Baldy, o agronegócio hoje responsável por um terço do PIB do país, vive uma fase de intensa modernização, e o veículo híbrido ou elétrico será facilmente adotado como ferramenta de trabalho.
Disponível para venda por R$ 379.800,00, o veículo chega para brigar com as consagradas picapes médias Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10. Segundo a companhia, o veículo tem seis anos de garantia, sem limite de quilometragem. A bateria, por sua vez, tem garantia de oito anos.
Segundo Baldy, o veículo importado da China pode ser fabricado no país, a depender da adesão do mercado. “A BYD segue o padrão de quebrar paradigmas no Brasil desde o Dolphin. E, dessa vez, não será diferente”, afirmou.
O executivo não precisou quantos veículos já foram importados, mas garantiu que a montadora tem uma boa oferta de Sharks. Com relação ao abastecimento de peças e manutenção em todo o território brasileiro, Baldy também garantiu que a BYD tem hoje mais de 700 mil peças de partes de componentes de todo o line up no país. “Além disso, temos hoje concessionárias em todas as 27 unidades federativas do Brasil, capilarizando a nossa rede”, disse.
Autonomia de 100 quilômetros
A tecnologia da BYD Shark permite que a picape alterne entre diferentes modos de condução, oferecendo flexibilidade e eficiência. Como um modelo híbrido plug-in, ela pode operar exclusivamente no modo elétrico, com uma autonomia de até 100 quilômetros. Quando utilizada no modo a combustão, a picape apresenta um consumo de até 24,6 km/l na cidade e 19,9 km/l na estrada.
Equipado com um sistema híbrido elétrico, o veículo possui motores duplos de alta potência, dois controladores e tecnologia avançada de refrigeração a óleo. Com um motor 1.5L turbo, a BYD Shark alcança uma potência combinada de 437 cavalos e um torque de 65 kgfm, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos.
Sistemas embarcados
A nova plataforma DMO é a base da Shark e oferece um display que projeta velocidade, navegação e informações do ADAS, entre outros dados relevantes ao motorista no vidro da frente.
O painel da picape oferece um ecossistema integrado, possibilitando aos motoristas, por meio de comandos de voz, gerenciar de maneira intuitiva os modos de condução, ajustar as configurações de ar-condicionado e executar diversas tarefas, aumentando o conforto e a segurança ao dirigir.
Ainda é possível gerenciar remotamente a picape por meio do aplicativo BYD, que oferece diversas funções do carro a serem feitas à distância, como ligar o veículo, acionar os faróis, ativar o ar-condicionado, destrancar as portas, ajustar a ventilação e o aquecimento dos assentos, além de outras funcionalidades.
No quesito segurança, a montadora integrou a bateria a um chassi de aço de alta resistência, o que faz com que abateria funcione tanto como unidade de energia quanto parte da estrutura do veículo.
Além disso, a BYD Shark tem o sistema avançado de assistência ao motorista (ADAS) com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente ativo de faixa, reconhecimento de placas de trânsito, sensor de ponto cego, alerta para abertura de portas, câmera 360º e alerta de tráfego cruzado.
Médio com conforto de grande
A picape tem uma distância entre eixos de 3.260 mm e capacidades de carga de 790 kg, de reboque que chega a 2.500kg e de transporte de mercadorias de 1.200 litros.
Além de vir como item de série o sistema VtoL (Vehicle to Load), a Shark tem também mais três tomadas na caçamba para ligar equipamentos externos.
Segundo o diretor comercial da BYD, Henrique Antunes, o lançamento vem coroar o desempenho da BYD no país”, disse e antecipou: “Chegaremos a 60 mil veículos vendidos este ano. Nenhuma montadora entrante, independente da sua nacionalidade, chegou e entregou um resultado deste tamanho em um espaço de tempo tão pequeno. Por isso é tão importante este feito, de entrar em um segmento novo para a empresa, que é o das picapes para o agronegócio”.
Financiamento e desconto para recargas
Parceira da BYD, a Financeira Santander apresentou o Plano Fazendeiro, pensado para o produtor rural e que permite personalizar o financiamento de acordo com o calendário da safra, com 20% de entrada e parcelas trimestrais, semestrais e anuais reduzidas fora do período de colheita e as melhores taxas para adquirir seu 0km.
O diretor da Financeira Santander, Cezar Janikian, comentou a parceria com a montadora que já tem dois anos. “Estamos expandindo a parceria para outros segmentos de atuação da BYD. A montadora já é uma das 10 maiores marcas automotivas do país. A Financeira Santander já financiou por volta de 60 mil veículos da BYD.”
Já a Raízen Power, responsável pela rede Shell Recharge no Brasil, em conjunto com a BYD, oferece 15% de desconto nas recargas em seus mais de 280 pontos de carregamento. O benefício é válido para todos os clientes da montadora, por três anos, mediante cadastro no App BYD Recharge. A parceria, firmada no início do ano, também prevê a instalação de 30 novos hubs de recarga, totalizando 600 pontos em oito capitais.
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