A Cummins apresentou os seus produtos que estarão expostos na Fenatran, a maior feira de transportes de carga e logística da América Latina. O destaque é a plataforma de motores Helm– Higher Efficiency Lower Emissions Multiple Fuels –(maior eficiência, menos emissões e múltiplos combustíveis) na versão X15L, com três cabeçotes que operam com diesel, gás natural e hidrogênio.
Segundo Adriano Rishi, presidente da Cummins Brasil, nova plataforma Helm ganhará força nos próximos dois anos. “Esse motor é para atender inicialmente o setor automotivo que tem maior demanda e evoluiu mais em termos de regulamentação, pois é o que dá condições de avançar em tecnologias que atendam diferentes maneiras o objetivo final de transporte para que seja viável economicamente e atenda os níveis baixos de emissões”, explicou o presidente.
A Cummins também vai exibir em seu estande o motor de quatro cilindros F 4.5, com a maior densidade de potência e equipado com o sistema de pós-tratamento Single Module, que atende às regulamentações Euro 6 do Proconve.
Novos motores a gás
No segmento de propulsão a gás fará o lançamento dos motores B6.7N com 190 e 280 cavalos de potência e M15N com 523 cavalos de potência. As novas opções estão prontas para operar também com biometano e são ideais para aplicações em caminhões de lixo, ônibus e transporte pesado. O motor M15N é recomendável para caminhões de cana de açúcar e outras aplicações de grande porte.
Na divisão Accelera by Cummins a novidade é o lançamento da nova geração do e-powertrain 14Xe e a célula de combustível HyPM HD44, que reforça a aposta no hidrogênio como vetor energético do futuro. “Com essas tecnologias, a Cummins oferece uma visão de longo prazo, integrando soluções que permitem a eletrificação e o uso de combustíveis limpos de maneira eficiente e competitiva”, diz o presidente.
Rishi destacou que as tecnologias avançam de acordo com a demanda do mercado, que determina o qual tecnologia é importante para ter zero emissões e que façam sentido econômico. “Nessa jornada de transição energética, a Cummins tem tecnologia para descarbonizar hoje, amanhã e para o futuro. A gente não tem dúvida do nosso destino e a Cummins segue investindo no desenvolvimento de novas tecnologias.”