Com perspectivas econômicas positivas e expectativa de crescimento de 15% do mercado de caminhões em 2024, cuja demanda vem sendo puxada pelo agronegócio, mineração e construção civil, a Mercedes-Benz tem como meta subir sua participação em vendas no país, sobretudo no segmento de extrapesados. Para atingir esse objetivo, a companhia anunciou atualizações para as suas famílias de caminhões Atego, Actros e Arocs. Além disso, apresentou sua linha Accelo, de leves e médios, totalmente repaginada (veja aqui).
As novidades que serão apresentadas na Fenatran 2024, o maior evento de transporte rodoviário de cargas da América Latina, em novembro, em São Paulo, começam com o lançamento do Actros Evolution. Considerado o topo de linha da família de extrapesados, este modelo chega com suspensão metálica nas versões 4×2 e 6×2, sendo que essa característica já é oferecida de série na versão 6×4. Diante da crescente demanda do mercado por caminhões 6×2 para operar com o implemento de 4º eixo, especialmente entre os clientes do agronegócio, a suspensão metálica tem sido bastante requisitada, devido à sua robustez em terrenos acidentados.
O vice-presidente de vendas e marketing da Mercedes-Benz, Jefferson Ferrarez, diz que a fabricante continuará a oferecer a suspensão pneumática em todas as versões do Actros. A versão com esse tipo de suspensão metálica estará disponível nos modelos Actros 2045, 2548 e 2553.
Além disso, o Actros Evolution incorpora uma bateria de alta ciclagem de 230 Ah, que permite uma recarga mais rápida.
Outra inovação é o filtro coalescente, que oferece maior poder de filtragem, juntamente com um novo compressor de ar nos motores OM 460, aumentando a eficiência do motor. De acordo com a fabricante, essas inovações podem resultar em uma redução de 33% nas paradas de manutenção.
Atego 1719 para o transporte de bebidas
Para a linha de semipesados, a Mercedes-Benz incluiu no Atego 1719, caminhão ideal para o transporte de bebidas, suspensão a ar nos eixos dianteiro e traseiro. A melhoria, conforme a fabricante, permite o “ajoelhamento” do caminhão, ou seja, a capacidade do veículo de baixar sua altura em relação ao solo ao pressionar a suspensão. Segundo a fabricante, esse recurso é especialmente útil para facilitar o carregamento e descarregamento de cargas, tornando o processo mais eficiente e seguro.
Novos integrantes fora de estrada
A linha 2025 de caminhões fora de estrada da Mercedes-Benz agora inclui o Arocs 4051 8×4, projetado para o setor madeireiro. O veículo plataforma será disponibilizado sob demanda e pode ser equipado com cabine leito, atendendo à necessidade crescente do setor de realizar viagens mais longas. O modelo também pode ser configurado com escape vertical e kits de proteção, o que, de acordo com a engenharia da montadora, garante maior adaptabilidade e segurança nas operações.
Além disso, a Mercedes-Benz apresenta o Arocs 3353, voltado para o segmento canavieiro. Esse caminhão pode ser equipado com cabine leito de teto baixo e é impulsionado pelo motor OM 471 de 530 cv.
Negócios e serviços
Segundo Ferrarez, a Fenatran será um importante evento de negócios, com expectativa de um volume de vendas superior ao da edição de 2022. A feira também será uma oportunidade para a fabricante mostrar suas novidades na área de serviços. Uma delas é o plano de manutenção flexível, modalidade que o cliente paga apenas pelo que rodar, com a parcela mensal sendo calculada com base na quilometragem percorrida pelo caminhão. Embora não revele uma estimativa específica de expectativa de negócios, Ferrarez enfatiza que a empresa trará à feira tudo o que o mercado deseja em termos de produtos e serviços.