Antaq adota medidas emergenciais para aliviar impactos da seca na região Norte

Entre as medidas adotadas, destaca-se a concessão de autorização temporária e emergencial para uma empresa que aguarda análise para operar na região

Com o objetivo de aliviar os gargalos logísticos na travessia entre Manaus (AM) e Careiro da Várzea (AM), que têm se agravado devido à seca prolongada na região, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) anunciou uma série de medidas emergenciais

Redação

Com o objetivo de aliviar os gargalos logísticos na travessia entre Manaus (AM) e Careiro da Várzea (AM), que têm se agravado devido à seca prolongada na região, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) anunciou uma série de medidas emergenciais. A situação crítica, resultado da significativa redução do nível das águas do Rio Amazonas, tem impactado o transporte de veículos e mercadorias, especialmente na BR-319, uma rota vital para a circulação local.

A escassez de água no Amazonas gerou um acúmulo de veículos e prejudicou o abastecimento de produtos essenciais, como alimentos e água, trazendo transtornos à população e prejuízos ao comércio local. Para enfrentar esses desafios, a Antaq se uniu a um gabinete de crise que inclui a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e órgãos estaduais. O objetivo é implementar ações proativas que minimizem os efeitos da estiagem na região Norte.

Medidas emergenciais

Entre as medidas adotadas, destaca-se a concessão de autorização temporária e emergencial para uma empresa que aguarda análise para operar na região. Esse processo, sob a relatoria do diretor Alber Vasconcelos, permitirá o aumento da oferta de balsas na travessia, aliviando o fluxo de veículos.

Outra ação significativa foi a suspensão temporária da Resolução Antaq 5.773/2017, que restringe a entrada de novos operadores até a comprovação da viabilidade operacional. Com essa mudança, novas empresas que atendam aos requisitos legais poderão solicitar autorização temporária para operar na travessia, aumentando a capacidade de transporte em um momento crítico.

LEIA MAIS

Antaq aprova estudo sobre pontos de atracação em transporte aquaviário
Antaq abre audiência pública para arrendamento de terminal no Porto de São Sebastião

Veja também