A demanda por frete aéreo entre pequenos e médios empreendedores (PMEs) que atuam no comércio eletrônico cresceu 80% nos últimos três anos, conforme levantamento realizado pela plataforma Melhor Envio, da LWSA. Em 2023, foram quase 700 mil encomendas enviadas por via aérea, marcando um incremento de 37% em relação a 2022.
Apesar de o frete rodoviário ainda dominar o transporte de produtos no e-commerce, o frete aéreo tem se destacado pela sua expansão, especialmente em direção a regiões mais distantes, como Norte e Nordeste. No último ano, 686.027 encomendas foram enviadas por avião, um crescimento significativo em comparação às 501 mil de 2022 e 376,4 mil em 2021.
A gerente de marketing da Melhor Envio, Vanessa Bianculli, destaca que o aumento da demanda está diretamente ligado ao avanço do e-commerce, que, segundo projeções da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), deve movimentar mais de R$ 205 bilhões e crescer acima de 10% neste ano. “O e-commerce possibilita que consumidores de diversas localidades adquiram produtos, mas o custo do frete pode ser um impeditivo,” explica Vanessa.
A Melhor Envio atua como uma logtech que intermedia fretes. A empresa oferece cotações e rastreamento, e conta com diversas transportadoras parceiras, incluindo Correios e Latam Cargo.
Regiões Norte e Nordeste na liderança
As regiões Norte e Nordeste lideram em volume de encomendas enviadas por via aérea, com um crescimento de 24% em 2023, totalizando mais de 223 mil envios. Nos últimos três anos, a demanda aumentou 76%, refletindo a importância do frete aéreo na redução do tempo de entrega e, consequentemente, na satisfação do cliente.
Entre os produtos mais vendidos no e-commerce das PMEs, moda, beleza, eletroeletrônicos, joias e tecnologia se destacam. No total, itens de moda representam cerca de um terço dos pedidos, seguidos por jóias e relógios.
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