Conheça as transportadoras vencedoras do 10º Prêmio de Sustentabilidade do Setcesp

As quatro empresas vencedoras se destacaram nas categorias Governança, Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social e Segurança Viária ou do Trabalho

O Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e Região (Setcesp) anunciou na última quinta-feira (10), durante um evento em São Paulo, as quatro empresas vencedoras do 10º Prêmio de Sustentabilidade do Setcesp

Aline Feltrin

O Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e Região (Setcesp) anunciou, na última quinta-feira (10), durante um evento em São Paulo, as quatro empresas vencedoras do 10º Prêmio de Sustentabilidade do Setcesp (conheça os vencedores mais abaixo). As companhias foram reconhecidas nas categorias de Governança, Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social e Segurança Viária ou do Trabalho (confira a lista dos finalistas).

Desde sua criação, há dez anos, o prêmio tem como objetivo destacar as boas práticas no setor de transporte rodoviário de cargas, além de promover a colaboração e o compartilhamento de experiências entre as empresas participantes. A presidente executiva do Setcesp, Ana Carolina Ferreira Jarrouge, ressaltou que este ano o prêmio recebeu inscrições de 39 empresas que participaram 61 projetos.

Ana destacou que, ao longo da última década, o número de projetos inscritos cresceu significativamente, assim como a diversidade dos participantes. “No início, apenas grandes empresas estavam envolvidas, mas, hoje, observamos uma participação crescente de pequenas e médias companhias, que também estão sendo reconhecidas”, afirmou. Essa mudança reforça a ideia de que a sustentabilidade é acessível a todos, independentemente do tamanho da empresa.

Outra evolução notável, segundo a dirigente, é a forma como as empresas apresentam seus projetos. Inicialmente, muitas delas tinham dificuldades em demonstrar o impacto real de suas ações. “Com o tempo, como jurados, elevamos o nível de exigência nas avaliações, e as empresas começaram a apresentar resultados mais robustos”, explicou.

Desde o lançamento do prêmio, mais de 383 projetos foram inscritos, com a participação de 229 empresas. Essas iniciativas resultaram em uma economia de 2.193.985 m³ de água, o plantio de 971.959 árvores, 436.105 toneladas de materiais reciclados e 432.015 horas de treinamento para profissionais do transporte rodoviário de cargas, além de beneficiar 2.708.452 pessoas.

Conheça as empresas e os projetos vencedores da 10ª edição

Patrus, vencedora da categoria Governança

A empresa implementou diversas ações, como mapeamento de cultura, comitês de ética e gestão, certificações e revisão da matriz de materialidade. Esses esforços proporcionaram maior clareza na definição de estratégias e metas, promovendo um ambiente de trabalho mais justo e ético.

Há mais de 20 anos, abordamos essas questões, muito antes do conceito de ESG se tornar amplamente reconhecido. Acreditamos firmemente que, sem uma governança sólida, as empresas não conseguem se destacar. Estamos orgulhosos do reconhecimento que recebemos por esse projeto, desenvolvido em parceria com a Fundação Dom Cabral”, afirmou o CEO da Patrus, Marcelo Patrus.

PizzattoLog, vencedora da categoria Responsabilidade Ambiental

A empresa se destacou com o projeto “Baú Sustentável”. A iniciativa visa promover a sustentabilidade no setor de transporte de cargas por meio da fabricação de baús com materiais recicláveis e fontes renováveis. O principal impacto é a redução de resíduos sólidos e a diminuição da dependência de recursos naturais, substituindo o alumínio, um material intensivo em energia, por chapas recicladas. Até agora, mais de 1 tonelada de materiais foi reciclada, com a meta de atingir 8 toneladas até 2030. O projeto também conta com a participação de uma motorista mulher e contribui para a redução de aproximadamente 7 toneladas de emissões de CO₂ por ano.

“Pudemos participar em conjunto, envolvendo o cliente, nosso fornecedor e a equipe interna. O projeto nasceu dentro de um fórum de ESG. Desde o início, o cliente aceitou a proposta de logística reversa, o que nos permitiu otimizar o processo para direcionar o produto à recicladora. Ao gerar a placa, construímos esse projeto junto com a empresa, chegando à conclusão do seu impacto positivo”, disse o CEO da Pizzatto, Thiago Pizzatto.

Transjordano, vencedora da categoria Responsabilidade Social

O projeto “Social em Movimento” busca impactar positivamente colaboradores e a comunidade. A empresa viabilizou a vacinação de mais de duas mil crianças em áreas com baixa cobertura vacinal, em parceria com a Secretaria de Saúde local. Além disso, implementou um programa de meditação ‘mindfulness’ para melhorar a saúde física e mental de seus profissionais, resultando em uma redução de mais de 80% em acidentes e multas, beneficiando mais de 200 colaboradores.

“Implementamos o programa de mindfulness, que ajuda nossos motoristas a lidar com o estresse e tem reduzido em 86% os acidentes e multas em dois anos. Esse prêmio fortalece nosso compromisso de promover um abastecimento sustentável”, disse a diretora de estratégia e gestão da Transjordano, Joyce Bessa.

JNR Transportes, vencedora da categoria Responsabilidade na Segurança Viária ou do Trabalho

O projeto “BUDDY” utiliza inteligência artificial para aumentar a segurança nas operações da empresa, analisando imagens de câmeras instaladas nos veículos. Como resultado, a empresa economizou R$560 mil em multas de maio de 2023 a maio de 2024 e reduziu seus custos em R$884 mil. “O projeto nasceu para prevenir e combater roubos e sinistros, transformando a cultura da JNR. O engajamento da equipe, especialmente dos motoristas, que são os verdadeiros protagonistas, foi fundamental”, disse a gerente de desenvolvimento de negócios da JNR Andréa Rocha. Segundo ela, o projeto também melhorou a reputação e resultou em melhorias no ambiente de negócios, o que proporcionou novos contratos.

Veja também