A Ativa Logística, um dos maiores operadores logísticos para os segmentos de saúde, beleza e bem-estar, colocou mais uma iniciativa de sustentabilidade em prática. Iniciado em abril de 2024, o projeto “Capa Logística” atua com foco na redução do uso do filme stretch (material feito de plásticos) em suas operações. Entre 2023 e 2024 a Ativa Logística desenvolveu mais de 40 projetos focados em ESG.
Segundo o gerente de inovação e ESG, Alex Nunes, o stretch era aplicado e descartado a cada operação, agora, os volumes são “embalados” com capas reutilizáveis e o descarte de plástico não ocorre mais. “A Ativa Logística, no período de abril a junho, deixou de utilizar 4,5 toneladas de filme stretch e 2.081 Kg CO₂ foram evitados na produção de plástico. Em um ano, teremos redução de 17 toneladas de plásticos utilizados na operação”.
Nunes destaca que até o final do ano, a ideia é expandir o projeto e ampliar a quantidade de capas reutilizáveis nas operações logísticas, com foco sempre no meio ambiente e agregando valor aos clientes.
A Ativa Logística tem 24 centros de distribuição localizados nos estados das regiões Sul, Sudeste e Goiânia (GO). Além das práticas sustentáveis, a empresa é referência no uso de tecnologia em suas operações, e, no caso de stretch/plástico, a empresa contabiliza em tempo real a quantidade de uso destes materiais em cada filial.
A operação da Ativa Logística
Com 28 anos de história, a Ativa Logística atende integralmente a todas as normas e resoluções da Anvisa para a armazenagem e o transporte de medicamentos e mantém farmacêuticos em todas as unidades para o monitoramento e controle da temperatura durante toda a cadeia de distribuição e armazenagem.
A frota da Ativa Logística é composta por mais de 1.800 veículos para operações nos modais aéreo e rodoviário. Em 2023, a movimentação de cargas atingiu a marca de 279 mil toneladas, representando 50 milhões de volumes entregues nos modais aéreo e rodoviário para clientes dos segmentos de saúde, beleza e bem-estar.
LEIA MAIS
Ativa Logística investe R$ 15 milhões em novo centro de distribuição
Andreani Logística conquista selo de sustentabilidade concedido pela FGV