Nostalgia do transporte: Em 1983, Transporte Moderno flagrava o protótipo do novo Mercedes-Benz LS-1932

O cavalo mecânico, com capacidade para 45 toneladas, chegava para enriquecer a linha de caminhões da montadora de origem alemã

Na edição nº 238 da revista Transporte Moderno, publicada em novembro de 1983, uma reportagem especial flagrou o cavalo mecânico Mercedes-Benz LS-1932 sendo preparado para seu lançamento no mercado, que aconteceria alguns meses depois

Aline Feltrin

Na edição nº 238 da revista Transporte Moderno, publicada em novembro de 1983, uma reportagem especial flagrou o cavalo mecânico Mercedes-Benz LS-1932 sendo preparado para seu lançamento no mercado, que aconteceria alguns meses depois.

O cavalo mecânico, com capacidade para 45 toneladas, chegava para enriquecer a linha de caminhões da montadora de origem alemã. Equipado com um potente motor que oferecia 320 cv de tração, essa performance foi possível graças à implementação do intercooler. Esse equipamento, que altera a potência do motor turbinado originalmente projetado para 290 cv, também contribuiu para uma mistura de ar e combustível mais eficiente, resultando em uma significativa economia de combustível.

A introdução do intercooler, um radiador suplementar responsável por resfriar o ar do turboalimentador, permitiu uma maior entrada de ar por volume. No entanto, essa inovação também trouxe mudanças no design do LS-1932, que se diferenciava consideravelmente dos modelos anteriores, o LS 1929 e o LS 1924. Para acomodar o intercooler, o capô do caminhão precisou ser elevado, embora uma fonte da fábrica tenha garantido que o protótipo fotografado pela revista ainda passaria por modificações até chegar à versão final.

Motor de 6 cilindros

Uma das principais preocupações da Mercedes-Benz na época era garantir o conforto do motorista. O interior da cabine foi projetado para oferecer uma experiência de condução mais confortável, incluindo um beliche aprimorado. Contudo, uma fonte interna destacou que “a cabine foi feita à mão e, portanto, estaria longe de ser a versão definitiva da série”.

O motor do LS 1932 seria o mesmo 0-355 de 6 cilindros, agora com a adição do intercooler. Embora a potência de 320 cv fosse uma estimativa, os técnicos da Mercedes ainda estavam em fase de medições em campo e testes de bancada. “Certamente estará em torno de 320 cv, ou bem próximo disso”, afirmaram à época,

O LS 1932 apresentaria tração 6×4, utilizando eixos tratores da série HL-7, os mesmos do modelo 1929. “A vantagem de utilizarmos esses eixos é que, além de sua inegável eficiência, são praticamente 100% nacionalizados”. Com isso, o preço final do equipamento não sofreria aumentos significativos, permitindo à Mercedes oferecer o veículo a um preço mais acessível.

Para ler a reportagem completa, acesse a edição nº 238 de 1983 no acervo da OTM Editora. (clique aqui).

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