Azul Cargo Express expande frota com novos cargueiros Airbus A321P2F

Os novos cargueiros, identificados pelas matrículas PS-AJA e PS-AJB, são os primeiros modelos A321-200 CEO convertidos para operações de carga

A Azul Cargo Express, unidade de logística da companhia aérea Azul, anunciou a aquisição de dois cargueiros Airbus A321P2F, que devem entrar em operação no primeiro trimestre de 2025.

Redação

A Azul Cargo Express, unidade de logística da companhia aérea Azul, anunciou a aquisição de dois cargueiros Airbus A321P2F, que devem entrar em operação no primeiro trimestre de 2025. Esta adição à frota representa um avanço significativo na capacidade operacional, com a promessa de entregas mais rápidas e novas oportunidades para os clientes.

Os novos cargueiros, identificados pelas matrículas PS-AJA e PS-AJB, são os primeiros modelos A321-200 CEO convertidos para operações de carga. Com capacidade para transportar até 27 toneladas e 14 posições de pallets, os A321P2F oferecem um total de 212 m³ de espaço volumétrico. Em comparação com a atual frota de Boeing 737-400F, os novos modelos proporcionam um aumento de 39% na capacidade de peso e 50% na volumétrica, além de uma redução de 27% no consumo de combustível por tonelada transportada.

A sustentabilidade também é um foco importante: cada aeronave poderá reduzir em até 9.000 toneladas suas emissões de CO2 anualmente, considerando o mesmo volume de carga. Com autonomia para voos internacionais, os novos cargueiros poderão atender a uma base mais ampla de clientes.

Complemento da frota

“Ao expandir nossa capacidade, estamos criando novas oportunidades para clientes que buscam agilidade em suas operações. A introdução dos Airbus A321P2F representa uma verdadeira transformação logística no país”, afirmou a diretora da Azul Cargo Express, Izabel Reis. Ela ressaltou que a nova frota complementa as 58 aeronaves Airbus já existentes, otimizando recursos e aumentando a eficiência operacional.

A Azul Cargo Express, que celebrou 15 anos de atuação em agosto, opera em mais de 5.000 municípios e possui 330 pontos de atendimento, garantindo entregas em até 24 horas em 2.000 cidades. A empresa tem se destacado na democratização do acesso ao e-commerce, com entregas aéreas que chegam 75% mais rápido em comparação ao transporte terrestre. Atualmente, o tempo médio de entrega no Brasil é de 1,8 dias.

Recentemente, durante o Prime Day de 2024, a companhia demonstrou sua importância ao transportar mais de 600 mil produtos.

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