A Azul Cargo Express, unidade de logística da companhia aérea Azul, anunciou a aquisição de dois cargueiros Airbus A321P2F, que devem entrar em operação no primeiro trimestre de 2025. Esta adição à frota representa um avanço significativo na capacidade operacional, com a promessa de entregas mais rápidas e novas oportunidades para os clientes.
Os novos cargueiros, identificados pelas matrículas PS-AJA e PS-AJB, são os primeiros modelos A321-200 CEO convertidos para operações de carga. Com capacidade para transportar até 27 toneladas e 14 posições de pallets, os A321P2F oferecem um total de 212 m³ de espaço volumétrico. Em comparação com a atual frota de Boeing 737-400F, os novos modelos proporcionam um aumento de 39% na capacidade de peso e 50% na volumétrica, além de uma redução de 27% no consumo de combustível por tonelada transportada.
A sustentabilidade também é um foco importante: cada aeronave poderá reduzir em até 9.000 toneladas suas emissões de CO2 anualmente, considerando o mesmo volume de carga. Com autonomia para voos internacionais, os novos cargueiros poderão atender a uma base mais ampla de clientes.
Complemento da frota
“Ao expandir nossa capacidade, estamos criando novas oportunidades para clientes que buscam agilidade em suas operações. A introdução dos Airbus A321P2F representa uma verdadeira transformação logística no país”, afirmou a diretora da Azul Cargo Express, Izabel Reis. Ela ressaltou que a nova frota complementa as 58 aeronaves Airbus já existentes, otimizando recursos e aumentando a eficiência operacional.
A Azul Cargo Express, que celebrou 15 anos de atuação em agosto, opera em mais de 5.000 municípios e possui 330 pontos de atendimento, garantindo entregas em até 24 horas em 2.000 cidades. A empresa tem se destacado na democratização do acesso ao e-commerce, com entregas aéreas que chegam 75% mais rápido em comparação ao transporte terrestre. Atualmente, o tempo médio de entrega no Brasil é de 1,8 dias.
Recentemente, durante o Prime Day de 2024, a companhia demonstrou sua importância ao transportar mais de 600 mil produtos.
LEIA MAIS