Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS) é a nova marca da fabricante de eixos

Com o reposicionamento da marca no país, a divisão de negócios OEM (montadoras) ficará com a CDBS e a de aftermarket com o nome Meritor

A Cummins decidiu reposicionar a sua marca no mercado brasileiro e passa a se chamar Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS).

Sonia Moraes

A Cummins decidiu reposicionar a sua marca no mercado brasileiro e passa a se chamar Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS). Com a mudança, a Meritor, que é conhecida como fabricante de eixos para veículos comerciais e foi adquirida pela companhia em agosto de 2022, passa a ser apenas uma marca para o segmento de aftermarket.

Este novo posicionamento, segundo a companhia, reflete a integração dos negócios Cummins e de sua unidade do segmento de componentes. “A partir de agora a divisão OEM (montadoras) ficará com a Cummins Drivertrain and Braking Systems e a de aftermarket terá a marca Meritor”, explicou o gerente geral da CDBS para América do Sul, Kleber Assanti, aos jornalistas que participaram hoje de evento realizado na fábrica de Osasco em São Paulo.

Em Osasco, a Cummins tem três fábricas e emprega 1,2 mil funcionários. Nesse complexo industrial produz vários modelos de eixos para veículos com capacidade entre 6 e 125 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC) e, ao longo de 68 anos, o volume atingiu 8,5 milhões unidades.

Para garantir o aumento de 25% da capacidade produtiva, a Cummins investiu R$ 55 milhões na fábrica de Osasco de 2019 a 2023, que foram aplicados em nova linha de montagem, na ampliação da área com a adição de 12 mil m2, em novos processos de manufatura e fluxo de materiais, além de novos maquinários para automatização dos processos. “Agora a capacidade em relação ao mercado de caminhões e ônibus está bem balanceada com os investimentos dos últimos três anos”, disse Assanti.

Com os investimentos realizados, já prevendo o aumento da demanda em 2025, a capacidade produtiva da fábrica de Osasco aumentou para 145 mil unidades neste ano. E com o plano de localizar a produção de diferenciais, a empresa vai investir R$ 15 milhões no próximo ano. Hoje esse componente é feito na fábrica da Cummins do México. “Com a localização, haverá uma duplicação na produção de diferenciais no Brasil para atender os clientes como a MAN e a Volvo”, disse o engenheiro de manufatura e industrialização da CDBS, Diogo Andrade.

Participação em veículos comerciais

Hoje a Cummins tem 60% de participação em veículos comerciais acima de nove toneladas, fornecendo 100% dos eixos feitos em Osasco para a Volvo Caminhões e 10% para a Mercedes-Benz. É nesta fábrica que são produzidos os eixos que seguem para fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus em Resende (RJ). “Este ano celebramos o crescimento das vendas no Brasil, com uma previsão de aumento de cerca de 20% nas vendas dos nossos produtos para caminhões e ônibus em relação a 2023”, comentou Assanti. A meta da empresa é acompanhar a dinâmica do mercado e crescer cerca de 5% em 2025. “Teremos 4% de crescimento orgânico junto com a conquista de novos clientes”, explicou o executivo.

Para o aftermarket, a empresa tem mais de três itens ativos, o que inclui componentes do diferencial automotivo, rolamentos, cruzetas e óleo para o diferencial com a marca Meritor. A previsão da empresa é de fechar este ano com crescimento de 14% nas vendas e avançar 5% em 2025. “Muito desse crescimento se dará por ganho de mercado e novos produtos”, disse o gerente de aftermarket da Cummins para a América Latina, Leandro Carvalho.

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