Relatório da DHL conclui que IA e sustentabilidade são essenciais para o avanço logístico

O estudo identifica 40 tendências, sendo 17 sociais e empresariais e 23 tecnológicas, com o objetivo de prever sua adoção e avaliar o impacto na logística

O crescimento da inteligência artificial (IA) e a sustentabilidade estão se consolidando como os pilares fundamentais da logística na próxima década

Redação

O crescimento da inteligência artificial (IA) e a sustentabilidade estão se consolidando como os pilares fundamentais da logística na próxima década. Essa é a principal conclusão da 7ª edição do Logistics Trend Radar, relatório bienal da DHL que examina as tendências sociais, empresariais e tecnológicas que moldarão a indústria nos próximos anos.

O estudo identifica 40 tendências, sendo 17 sociais e empresariais e 23 tecnológicas, com o objetivo de prever sua adoção e avaliar o impacto na logística. Embora a robótica, a Internet das Coisas (IoT) e a transformação digital continuem a desempenhar papéis importantes, o relatório destaca que a IA se tornou um fator de transformação significativo, ao lado das prioridades em sustentabilidade.

A CCO e Diretora da DHL Customer Solutions & Innovation, Katja Busch, afirma que o Logistics Trend Radar é um recurso estratégico valioso tanto para os clientes quanto para a comunidade logística. “O relatório consolida as principais tendências do setor e destaca a IA e a sustentabilidade como motores essenciais para a evolução das empresas e tecnologias na próxima década. Os insights fornecidos nos capacitam a manter nossa competitividade em um cenário desafiador”, comenta.

O relatório enfatiza cinco tendências proeminentes na área de IA: IA generativa, ética de IA, IA de áudio, visão computacional e análises avançadas. Estas inovações têm o potencial de transformar os processos logísticos, melhorando a interação entre humanos e máquinas, automatizando a interpretação visual de dados e permitindo a geração autônoma de conteúdos com base em padrões aprendidos. O estudo também aborda as implicações éticas que acompanham o avanço da tecnologia.

Energia renovável e combustíveis sustentáveis

Em relação à sustentabilidade, duas tendências se destacam: infraestrutura de energia renovável e uso de combustíveis sustentáveis. Estas iniciativas são cruciais para reduzir as emissões de carbono e promover operações mais eficientes ao longo da cadeia de suprimentos.

O vice-presidente e diretor de inovação e pesquisa de tendências da DHL, Klaus Dohrmann, ressalta que as oportunidades oferecidas pela IA desbloqueiam novos níveis de eficiência e inovação, enquanto o foco em cadeias de suprimentos mais sustentáveis e resilientes se mantém como prioridade estratégica para nossos clientes”, afirma.

Além da inovação tecnológica, o DHL Logistics Trend Radar 7.0 também analisa tendências sociais, como diversidade, equidade, inclusão e pertencimento (DEIB), além da crescente valorização da experiência do funcionário e da saúde no local de trabalho.

Baseado em uma abordagem integrada de inovação centrada no cliente, o relatório reúne insights de milhares de interações registradas nos Centros de Inovação da DHL ao redor do mundo. Anualmente, esses centros atraem mais de 13.000 visitantes, proporcionando valiosas perspectivas sobre a transformação logística.

O Logistics Trend Radar 7.0 pode ser acessado no site da DHL, onde está disponível uma versão em PDF para download.

LEIA MAIS

Google e DHL Express anunciam parceria para descarbonização no transporte aéreo
DHL se une à Levu Air Cargo para garantir entregas em 48 horas

Veja também