Porto Itapoá faz expansão bilionária para se tornar o maior porto de contêineres da América do Sul

Esta nova fase de expansão inclui melhorias significativas, como a reformulação dos gates, a adição de 120 mil metros quadrados à área operacional e a compra de novos equipamentos

O Porto Itapoá, localizado em Santa Catarina, revelou um ambicioso plano de expansão que promete alterar a dinâmica portuária na região.

Redação

O Porto Itapoá, localizado em Santa Catarina, revelou um ambicioso plano de expansão que promete alterar a dinâmica portuária na região. Com um investimento total de R$ 3 bilhões, o terminal deu início à sua quarta fase de expansão, com um aporte inicial de R$ 500 milhões destinado à aquisição de novos equipamentos e à ampliação da área operacional. O objetivo é posicionar o Porto Itapoá como o maior porto de contêineres da América do Sul até 2033, superando o Porto de Santos, atualmente o maior do continente.

A apresentação do projeto ocorreu durante o Itapoá Day, realizado em Itajaí, no Complexo Portuário do Itajaí-Açu, que já é o segundo maior do Brasil em movimentação de contêineres. Esta nova fase de expansão inclui melhorias significativas, como a reformulação dos gates, a adição de 120 mil metros quadrados à área operacional e a compra de novos equipamentos, incluindo o oitavo portêiner e 12 RTGs (guindastes de pátio). As obras, que já estão em andamento, têm previsão de conclusão para 2025.

O diretor de desenvolvimento de negócios do Porto Itapoá, Felipe Fioravanti Kaufmann, disse que o mercado impõe o aumento de capacidade. “Hoje, o Porto de Santos (SP) e de Rio Grande (RS), movimentam 8,6 milhões de TEUs (unidade equivalente a contêineres de 20 pés). Até 2040, a projeção é que esse número chegue a 15 milhões”, afirmou Kaufmann.

Vantagens competitivas

O Porto Itapoá possui vantagens competitivas, como a disponibilidade de áreas para expansão e acesso aquaviário marítimo, enquanto o Complexo Portuário do Itajaí-Açu enfrenta limitações em seu canal de acesso fluvial. Recentemente, foi aprovada a licença ambiental para obras no canal de acesso à Baía da Babitonga, que permitirá a entrada de embarcações com até 366 metros de comprimento, um passo crucial para aumentar ainda mais a capacidade do terminal.

Embora o Porto Itapoá enfrente desafios, como a necessidade de melhorias nas rodovias que conectam o terminal à BR-101 e BR-280, as perspectivas são otimistas. O Porto Itapoá alcançou neste ano o melhor semestre de sua história com 597 mil TEUs movimentados de janeiro a julho, um aumento de 12% em relação ao mesmo período de 2023.

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