A Brado realizou pela primeira vez o transporte de algodão das fazendas de Mato Grosso pela ferrovia até o porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro. A primeira carga foi exportada em caráter de teste até o terminal do Sepetiba Tecon ocorreu em julho com destino final em Bangladesh, na Ásia.
A operação para o transporte de 40 contêineres, carregados com pouco mais de mil toneladas de pluma de algodão, em 40 vagões foi desenvolvida pela Brado em parceria com a Cargill, MRS, Maersk. “Essa nova rota é um marco na logística do Brasil, mostrando que há potencial e alternativas para diversificarmos os trajetos, os portos e os modais de transporte, buscando sustentabilidade, segurança e qualidade de serviço”, afirma Ronney Maniçoba, gerente de vendas da Brado.
A operação
A operação começou nas algodoeiras de Mato Grosso, onde a pluma foi carregada em caminhões, que seguiram por distâncias de até 780 km até o terminal da Brado em Rondonópolis. Ali foi realizada a transferência da carga do caminhão para o contêiner – chamada de crossdocking. Embarcados no trem da Brado, os contêineres seguem por 1.392 km, pela ferrovia até Sumaré (SP), onde a Brado tem outro terminal multimodal, um hub de integração logística da ferrovia.
Os contêineres foram então transferidos para o trem da MRS e continuaram a viagem, por 568 km, até o terminal do Sepetiba Tecon, no porto de Itaguaí (RJ), onde a composição ferroviária foi descarregada diretamente dentro da área portuária para embarque dos contêineres em navios da Maersk, com destino a Bangladesh.
Na última safra de algodão (agosto/22 a julho/23), o market share da Brado chegou a 19% de todo o transporte da pluma no Brasil e 29% em Mato Grosso, estado brasileiro que contabiliza a maior produção e exportação do produto.
A solução contou ainda com o apoio e intermediação da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa). No futuro, a operação tem potencial para outras cargas além do algodão na exportação e ainda para transportar cargas importadas até Sumaré ou Rondonópolis e bens de consumo para Mato Grosso.