A Volvo iniciou a validação de caminhões pesados totalmente elétricos na logística da sua fábrica localizada em Curitiba, no Paraná. O projeto experimental, desenvolvido em parceria com a Secretaria Nacional do Trânsito (Senatran), visa a utilização de veículos com zero emissões para o abastecimento de componentes nas linhas de produção. Segundo informou a montadora, redução estimada de dióxido de carbono (CO₂) será de 738 toneladas por ano.
A operação, conduzida pelas transportadoras Ritmo Logística e TLog, envolve dez caminhões Volvo FM Electric que percorrem diversas rotas entre fornecedores e a fábrica. “Estamos alinhando nossa contribuição a este estudo com as metas de descarbonização de nossas operações de transporte. Nossos caminhões elétricos são classificados como ZEV (zero emission vehicles)”, afirmou o diretor de estratégia e planejamento de produtos da Volvo Caminhões,Alan Holzmann.
Os caminhões FM Electric são capazes de rodar até 380 quilômetros por dia, realizando várias viagens para o transporte de componentes, como quadros de chassi de ônibus e caminhões, dentro de um sistema de gestão just in time, metodologia que garante a entrega das peças de acordo com a demanda diária, o que minimiza o risco de interrupções na produção.
Jornada de sustentabilidade
A eletrificação da logística representa um marco na jornada de sustentabilidade da Volvo no Brasil. A fábrica de Curitiba opera com 100% de energia renovável e, nos últimos 15 anos, mais de 50 mil toneladas de resíduos foram recicladas, evitando o envio para aterros. Recentemente, a empresa introduziu o diesel verde R5, que resultou na redução de 400 toneladas de CO₂ anualmente.
A Volvo lançou caminhões 100% elétricos na Europa em 2019 e, desde então, expandiu sua oferta para 48 países, com 4.200 unidades em operação. A empresa se comprometeu a reduzir em 50% as emissões de CO2 de seus veículos até 2030 e alcançar 100% até 2040.
No Brasil, a empresa passou a testar o modelo FM Electric, com capacidade para até 50 toneladas e potência de 490 kW (660 hp). O caminhão é indicado para operações diversas, desde o transporte de produtos industrializados até cargas refrigeradas. O tempo de carregamento varia entre 1h30 e 8 horas, dependendo do carregador utilizado.
LEIA MAIS
IAA Transportation: Volvo começará a testar caminhões a hidrogênio em 2026
Volvo lança FH com inteligência artificial para o mercado latino-americano