A VLI, especialista em soluções logísticas que integram ferrovias, portos e terminais, e a distribuidora de combustíveis ALE formalizaram uma parceria estratégica para a compensação de dióxido de carbono (CO₂) em todo o transporte de combustíveis realizado nas ferrovias operadas pela VLI. A iniciativa prevê a compensação das emissões relacionadas ao transporte de 15 milhões de litros de combustíveis, estimando-se uma redução de mais de 90 toneladas de emissões.
Este movimento segue a trajetória da VLI no mercado de créditos de carbono, que em 2023 já havia realizado sua primeira operação ao compensar as emissões de uma carga de 751 mil litros de gasolina e diesel, transportados entre São Luís (MA) e Porto Nacional (TO).
Créditos de carbono
A parceria é parte do projeto SemC, que integra a VLI no mercado de créditos de carbono. Por meio dessa iniciativa, a companhia permite que as empresas compensem diretamente suas emissões de gases de efeito estufa geradas pelo transporte ferroviário, garantindo rastreabilidade e otimização de recursos.
A VLI possui um compromisso público de reduzir suas emissões de CO₂ em 15% até 2030, implementando diversas iniciativas para aumentar a eficiência energética. Entre elas, destaca-se o sistema Leader, que permite a condução semiautônoma de trens em velocidade superior a 8 km/h, gerando economias de até 7% em combustíveis. Outra inovação é o Fuelytics, que já economizou mais de 3 milhões de litros de diesel, reduzindo a emissão de cerca de 7 mil toneladas de CO₂.
LEIA MAIS
VLI inaugura complexo de laboratórios para aumentar eficiência no setor ferroviário
Programa Novo Trilho da VLI alcança 50 toneladas recicladas no primeiro semestre