As gigantes do transporte marítimo Maersk e Hapag-Lloyd preveem o lançamento de sua colaboração operacional, a Gemini Cooperation, em fevereiro de 2025. O projeto visa estabelecer uma rede oceânica flexível e interconectada, com uma confiabilidade de cronograma superior a 90%, um dos maiores padrões da indústria.
Desde o anúncio da parceria em janeiro de 2024, as empresas têm trabalhado na definição de uma rede conjunta de frete marítimo focada nas rotas leste-oeste. Agora, a menos de cinco meses da implementação, a Maersk e a Hapag-Lloyd compartilham atualizações sobre os mapas de serviço e o progresso da rede.
Uma das inovações trazidas pela Gemini Cooperation é a proposta de uma rota alternativa pelo Cabo da Boa Esperança, em resposta às interrupções persistentes no Mar Vermelho. O CEO da Hapag-Lloyd, Rolf Habben Jansen, enfatizou a importância de confiabilidade, conectividade e sustentabilidade como pilares da nova rede. Ele destacou que os clientes terão total transparência sobre a operação, permitindo um melhor planejamento em um ambiente dinâmico.
Configurações
Em outubro de 2024, as empresas revelarão qual rede será implementada. Vincent Clerc, CEO da Maersk, reafirmou o compromisso com a confiabilidade do cronograma, independentemente da escolha da rede, prometendo que a colaboração irá elevar os padrões do setor em benefício dos clientes.
A Gemini Cooperation terá duas configurações possíveis, dependendo da rede escolhida: uma com 27 ou 29 serviços principais, complementados por 30 serviços intrarregionais ágeis. No total, a colaboração pode incluir entre 300 e 340 embarcações, com capacidades variando de 3,4 milhões a 3,7 milhões de TEU.
A expectativa é de que a Gemini Cooperation não apenas otimize as operações das duas empresas, mas também redefina as referências de confiabilidade no transporte marítimo global.
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