GH Solucionador Logístico investe em caminhões a gás para rotas dedicadas

A empresa iniciou suas operações com caminhões a gás da Scania e planeja adquirir mais modelos movidos a GNV nos próximos dois anos, além de veículos elétricos para rotas curtas

A GH Solucionador Logístico, um dos principais operadores logísticos de Santa Catarina, incluiu nas suas operações caminhões a gás da Scania e vai adquirir nos próximos dias mais um veículo GNV para o transporte em rotas dedicadas

Sonia Moraes

A GH Solucionador Logístico, um dos principais operadores logísticos de Santa Catarina, incluiu nas suas operações caminhões a gás da Scania e vai adquirir nos próximos dias mais um veículo GNV para o transporte em rotas dedicadas. Também está nos planos da empresa a aquisição de mais caminhões movidos a GNV nos próximos dois anos, além de veículos elétricos para operações em rotas curtas.

Ainda neste ano, a empresa também vai investir R$ 10 milhões na compra de 10 caminhões Scania R 370 movidos a diesel. Todos os veículos estão equipados com defletores de ar, que aprimoram a aerodinâmica, reduzindo a resistência ao arrasto e, consequentemente, o consumo de combustível. “Vamos renovar a frota, substituindo os caminhões mais antigos por novos para reduzir a emissão de carbono e garantir maior eficiência e produtividade para as nossas operações”, disse o diretor administrativo e fundador da empresa, João Pedro Mattos, em entrevista para o portal Transporte Moderno.

Com o caminhão a gás, a GH Solucionador Logístico conseguiu reduzir em 23% os gases do efeito estufa em relação aos modelos movidos a diesel nas mesmas rotas e a autonomia do veículo, que era de até 430 quilômetros, aumentou para 937 quilômetros com as adaptações feitas pela própria empresa, conseguindo minimizar a dificuldade de abastecimento durante as viagens. “Instalamos oito cilindros de gás adicionais por nossa conta, e a Scania passou a adaptar os caminhões para atingir essa autonomia, que é mais que o dobro da inicial”, revelou o gerente de ESG, da GH Solucionador Logístico, Leandro Ramos de Oliveira.

João Pedro Mattos, fundador da GH Solucionador Logístico (Foto: Divulgação)

A decisão de instalar mais cilindros de gás nos caminhões, segundo o gerente, tem como objetivo reduzir as dificuldades nas operações logísticas, pois somente nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro há maior disponibilidade de postos com GNV de alta vazão.

A GH Solucionador Logístico possui em sua frota 156 equipamentos, incluindo cavalos e carretas, com idade média de 4,1 anos. Atua com embarcadores, importadores e distribuidores, com presença nacional nos segmentos petroquímico, siderurgia, indústria química, têxtil, alimentício, entre outros. Com os caminhões a gás, a empresa atende o segmento de granel sólido, transportando polietileno em diversas cidades.

Veículos elétricos e placas solares

Outro projeto da empresa é referente a compra de automóveis elétricos para as equipes administrativas e a operação da sua matriz localizada em Itajaí (SC). Para tentar equalizar mais um problema de infraestrutura do país, a empresa vai instalar carregadores elétricos para o abastecimento destes veículos em suas unidades.

Também está em andamento a instalação de 160 placas solares na matriz com o objetivo de gerar energia suficiente para suprir as áreas administrativas e operações do armazém. “Atualmente temos a estratégia de aumentar a matriz de energia renováveis, reduzindo a pegada de carbono e, em setembro, finalizaremos a instalação das placas solares em nossa matriz em Itajaí, deixando toda nossa operação de armazém, escritórios e manutenção da frota com o consumo de energia renovável”, revelou Mattos.

Os planos em andamento na GH Solucionador Logístico surgiram por meio do programa GHEco criado pela empresa, iniciativa que nasceu para minimizar o impacto ambiental e otimizar o uso de recursos naturais, como água, energia, combustível e minimizar a geração de resíduos. “Ao todo, são mais de 20 ações e projetos com base em conceitos em ESG. Assim como compensação dos gases poluentes das operações logística, ações sociais para o benefício das comunidades e segue requisitos de qualidade e segurança”, destacou o diretor.

O fundador da empresa citou alguns exemplos de boas práticas da empresa com foco na sustentabilidade: participação no Programa de Logística Verde Brasil (PLVB) e reconhecimento no início de 2024 com o Selo Ouro, que reúne empresas comprometidas com a sustentabilidade. Adesão em junho deste ano ao programa Ecovadis, que promove o reconhecimento de empresas com responsabilidade ambiental, movidas pelos pilares do ESG. Reconhecimento de 14 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A GH Solucionador Logístico também implantou o programa Pallets Zero e desenvolveu o programa resinas que transformam, cujo objetivo é transformar os materiais plásticos em brinquedos para crianças. A empresa coletou mais de mil tampinhas, que são destinadas a instituições que as trocam por cadeiras de rodas e que também ajudam a arrecadar fundos para a castração de animais de rua. Atualmente, a empresa está em processo de auditoria para obter a Certificação TFS (Together for Sustainability), focada na promoção da sustentabilidade na indústria química

Em plena expansão

A GH Solucionador Logístico iniciou suas atividades há 13 anos em Itajaí (SC) com forte atuação no transporte rodoviário de cargas (lotação). Com centros de distribuição localizados nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, a empresa realizou mais de 12 mil entregas em 2023 no Brasil e em 2024 prevê a realização de 20 mil entregas. A movimentação de cargas em 2023 chegou a 300 mil toneladas e para 2024, a estimativa é de ultrapassar 450 mil toneladas, segundo o diretor.

“Atualmente, estamos em um processo de expansão e todos os departamentos estão enfrentando alta demanda. No entanto, nossa área de transporte rodoviário de cargas e a de armazenagem são as que mais necessitam de investimentos para suportar as novas operações decorrentes dessa expansão”, revelou Mattos.

O diretor da empresa comentou que o principal suporte da logística no Brasil, apesar das medidas para maior diversificação dos modais, é o transporte rodoviário que continua aquecido, mesmo com a volatilidades dos preços dos combustíveis que, em determinados momentos, ficam instáveis.

“Em 2024, nossos esforços estão direcionados à capacitação e à busca de talentos no mercado. Com os investimentos em infraestrutura para a abertura de novas filiais pelo Brasil, identificamos a necessidade de garantir que possamos manter o mesmo nível de serviço de qualidade aos nossos clientes”, destacou Mattos.

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