A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) está consolidando no Brasil um centro de inteligência em eletromobilidade. Localizado na fábrica de Resende (RJ), o projeto se dedica a proporcionar avanços no desenvolvimento de veículos elétricos.
“Entre os principais resultados dessa iniaciativa, destacamos o lançamento do primeiro caminhão elétrico concebido e produzido na América Latina em 2021 e a recente apresentação do e-Volksbus. Além disso, estamos realizando diversas pesquisas para viabilizar a mobilidade sustentável, incluindo o desenvolvimento de baterias à base de nióbio,” explica o vice-presidente de engenharia da VWCO, Rodrigo Chaves. Esse trabalho teve início em 2018, com a criação de uma equipe de engenharia dedicada a projetos de veículos elétricos.
Inovação e flexibilidade
Outro resultado dessa iniciativa é a arquitetura modular flexível, uma solução patenteada que permitiu a rápida derivação do e-Volksbus, o primeiro ônibus 100% elétrico da Volkswagen. Essa configuração possibilita adaptações a diferentes plataformas de caminhões e ônibus, acelerando o desenvolvimento de veículos com alta comunização de componentes. O e-Volksbus, em particular, introduz um chassi plataforma base, validado para aplicações latino-americanas, permitindo um desdobramento ágil em novas variantes.
O desenvolvimento local de software também é um marco que tem acelerado a eletrificação dos novos modelos. Com mais de 70% das funções de controle realizadas internamente pela equipe da VWCO, a empresa consegue implementar melhorias contínuas e agregar valor aos seus clientes.
Sinergia na produção
As estratégias da VWCO para se consolidar como referência em veículos elétricos incluem a produção do e-Delivery e do e-Volksbus na mesma linha dos veículos a diesel. A montagem das baterias é feita em uma área especializada, o e-Shop, resultando de uma sinergia entre as áreas de manufatura e engenharia, que otimiza investimentos.
Segurança
Com a criação do centro de eletromobilidade em Resende, a VWCO também aprimorou seus processos de validação, complementando os testes dos modelos a diesel com novas avaliações focadas na segurança e confiabilidade dos veículos elétricos. Mais de 50 novos testes específicos foram introduzidos, incluindo medições de isolação, testes de compatibilidade eletromagnética e até simulações de submersão.
LEIA MAIS
Volkswagen planeja dobrar as vendas dos caminhões elétricos e-Delivery em 2025