A DAF apresentou na IAA Transportation 2024, maior evento de transportes do mundo, sua nova linha de caminhões da Geração XD, XF, XG e XG. Os caminhões apresentam otimizações nos motores PACCAR MX-11 e MX-13, incluindo novo tempo de válvula e um sistema de bomba de refrigeração de dupla ação. Essas inovações, segundo informou a fabricante, em adição ao novo design de pinhão e relações de eixo traseiro aprimoradas, resultam em uma melhoria de até 10% na eficiência de combustível, além de uma redução adicional de 3% em emissões de CO₂
O sistema DAF Digital Vision, o Controle de Cruzeiro Preditivo e pneus de baixa resistência tornam-se padrão em várias versões, oferecendo ganhos de eficiência que podem totalizar até 9% para os clientes.
Avanços em segurança e conforto
Os caminhões DAF da nova geração incluem um conjunto abrangente de sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), que incluem assistência de emergência, assistência de saída e detecção de fadiga. Esses recursos aumentam a segurança, proporcionando um registro de dados em caso de ativação de alerta.
As atualizações na linha de transmissão reduzem os níveis de ruído, enquanto uma nova estratégia de mudança de marchas melhora a dirigibilidade. O novo sistema de gerenciamento de frotas PACCAR Connect permite que as empresas integrem planejamento de rotas diretamente nas telas dos caminhões, elevando ainda mais o conforto do motorista.
Caminhões elétricos
A DAF apresentou também sua linha de veículos elétricos XB, XD e XF, com autonomia de até 500 quilômetros em uma única carga. Utilizando baterias de LFP (Ferro Fosfato de Lítio), esses caminhões são projetados para segurança térmica e longa durabilidade.
A empresa mostrou ainda seus avanços com tecnologia de hidrogênio, com um motor de combustão a hidrogênio. Segundo a empresa, o lançamento está previsto para os próximos anos.
LEIA MAIS
IAA 2024: Indústria de implementos avança em exportações com apoio da Apex