IAA TRANSPORTATION 2024, uma feira histórica

O jornalista Fred Carvalho esteve no maior evento de transporte do mundo e compartilhou uma análise sobre a edição de 2024 que ocorre até o próximo dia 22, na Alemanha

Fred Carvalho

Domingo, dia 15 de setembro, véspera do Press Day do mais tradicional evento de transportes do mundo, existia uma apreensão sobre como seriam os próximos dias. De um lado a percepção que a maioria das grandes produtoras europeias de veículos comerciais haviam reduzido substancialmente a metragem de seus estandes e do outro a informação do recorde histórico de expositores – 1640 – de 41 países.

Mas como manda a tradição alemã vamos ser profissionais e frios. E tomar uma boa cerveja regional. O Dia da Imprensa transcorreu como sempre, com muitas entrevistas dos principais executivos das maiores empresas de produção de veículos, implementos rodoviários, pneus, motores, tanques de combustível, — inclusive para hidrogênio—baterias de todos os tamanhos, formatos, potencias e autonomias – além de toda parafernália para estes novos tempos de sistemas eletrônicos para viabilizar novos sistemas de propulsão, maior segurança, conectividade, etc.

Nos estandes a preocupação era mostrar, explicar, demonstrar para os jornalistas a evolução das novas tecnologias de fuel cell, hidrogênio, elétricos, HVO, metano, biometano, etc. Afinal, boa parte dos produtos eram evoluções daqueles mostrados no evento de 2022.  Tecnologia é assim mesmo, tem um tempo de maturação. E a cada biênio o produto fica mais perfeito.

A grande sensação, até então, pela falta de caminhões efetivamente novos, eram as dezenas de estandes de produtores de baterias. E os caminhões chineses no mesmo pavilhão das tradicionais fabricantes europeias. Eles ficavam sempre meio escondidos, nunca tinham destaque nos principais pavilhões. O jogo agora mudou…

O primeiro dia com frequência de público, terça-feira, dia 17, teve um publico bastante razoável, com apenas alguns pavilhões com muita gente.

Mas a quarta-feira, dia 18, tornou-se um dia histórico. Todos os pavilhões – e são muito e muito grandes—estavam absolutamente lotados. Restaurantes, truck-foods, lanchonetes, estandes, tudo lotado. E lógico, gente demais fez a conexão com a internet ser praticamente impossível. Mas não era apenas um público de curiosos. Tinha uma enorme contingente de profissionais, realmente do setor, a visitar estandes, sentar nas mesas e iniciar sondagens comerciais. E negócios entre os expositores também tinham andamento, com alguns pensando em sinergias, outros em parceiras e até mesmo compras.

Esta foi uma das surpresas. Afinal, a Europa está com uma guerra em seu quintal, com a invasão da Ucrânia pela Rússia, ao mesmo tempo as coisas entre Israel e seus vizinhos andam muito conflituosas e explosivas. Estas questões afetam os negócios e a economia europeia não vive os seus melhores momentos.

A outra grata surpresa foi o volume de pessoas, de todas as nacionalidades, tipos, raças, credos e cores. O mundo se encontrou desta vez em Hannover. Na definição de Aline Feltrin, editora da Transporte Moderno, “agora, transporte ficou pop.”

A enorme roda gigante tinha filas para comprar ingresso, os banheiros completamente lotados, a gigantesca área externa tornou-se atração pela variedade de produtos e de marcas. Um verdadeiro happening.

Os alemães são tradicionais em feiras e exposições. Pela posição central e bem servida de transportes, sempre produziram excelentes eventos, desde feira de livros até automóveis, de trens a filmes, de autopeças a indústria eletroeletrônica.

Desta vez, na segunda edição com o nome Transportation, mostrou o acerto da VDA – a Anfavea alemã – de abrir mais o leque de expositores – agregando as empresas de tecnologias e serviços.  

Curiosamente, seja pela contenção de custos devido aos enormes investimentos em novas tecnologias – tanto de emissões quanto segurança e conectividade – as grandes produtoras de veículos reduziram muito os estandes. E os ônibus simplesmente desapareceram.

Fred Carvalho é jornalista profissional há mais de 50 anos e é palestrantre em vários eventos do setor automotivo, qlém de ser um estudioso de economia e negócios da indústria e apaixonado em transformar informações em conhecimento. Lecionou sobre a história da indústria automobilística e, atualmente, é diretor editorial na OTM Editora. O jornalista viajou para Hannover, Alemanha, para realizar a cobertura da IAA Transportation 2024.

Veja também