O Porto Itapoá, um dos principais terminais portuários do Brasil, anunciou um aumento de produtividade com a entrada em operação do seu sétimo portêiner, que foi adquirido no ano passado e começou a operar em 2024. Este novo guindaste sobre trilhos, essencial para a movimentação de contêineres entre os navios e o cais, contribuiu para um aumento de 15% na eficiência das operações.
O sétimo portêiner, que entrou em operação total em agosto, já demonstrou resultados positivos, conforme informou o Porto Itapóa. A média de movimentos por hora (MPH) subiu para 94, um número considerado excelente no setor portuário.
Durante o mês, o terminal chegou a atingir 197 MPH em alguns momentos. A melhoria tem reduzido o tempo de estadia dos navios atracados, o que impacta toda a operação do porto.
Inovações
Com uma lança de 70 metros de comprimento e capacidade para alcançar navios de até 65 metros de largura, o novo portêiner é um dos maiores do Brasil e está preparado para operar com as maiores embarcações globais. O Porto Itapoá conta atualmente com outros seis portêineres, quatro com 55 metros e dois com 65 metros de lança.
Além do portêiner, o Porto Itapoá se destaca por seus avanços tecnológicos. É o primeiro terminal na América do Sul a operar RTGs (Guindastes de Contêineres Móveis) por controle remoto, com a recente aquisição de dez unidades, o que representa um investimento de mais de 25 milhões de dólares.
O Porto Itapoá também lidera o setor com a maior frota de caminhões elétricos do Brasil. Recentemente, o terminal adquiriu 20 novos caminhões elétricos, conhecidos como Terminal Tractors (TTs), para a movimentação interna de contêineres. Esta frota, com um investimento de R$ 20 milhões, faz parte da expansão do porto.
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