IAA Transportation 2024: veja as novidades de algumas das principais marcas de veículos

Scania, Tesla, Stellantis e Grupo Randon mostram suas soluções com baixa emissão de poluentes no maior evento de transporte do mundo

A reportagem do portal Transporte Moderno esteve na cobertura do primeiro dia do evento e mostra o quais as novidades das marcas Scania, Tesla, Stellantis e do Grupo Randon.

Fred Carvalho

De Hannover, Alemanha

A maior feira do transporte do mundo, a IAA Transportation, que ocorre em Hannover, Alemanha, até o próximo dia 22 de setembro, abriu as portas para o público nesta terça-feira (17) para a exibição de inovações e avanços tecnológicos focados em descarbonização da frota de caminhões. São mais de 1.600 empresas, o que representa um número de expositores 20% maior na comparação com 2022. A reportagem do portal Transporte Moderno esteve na cobertura do primeiro dia do evento e mostra o quais as novidades das marcas Scania, Tesla, Stellantis e do Grupo Randon.

A Scania, fabricante sueca, reafirmou sua aposta em alternativas energéticas na edição de 2024 da IAA, mantendo as opções apresentadas em 2022. A empresa continua oferecendo soluções que vão desde veículos elétricos até modelos movidos a biocombustíveis, incluindo também uma versão alimentada por biogás.

“Oferecemos aos nossos consumidores uma ampla gama de soluções verdes que possibilitam operações de transporte sustentáveis, substituindo os combustíveis fósseis,” afirma o CEO da Scania, Christian Levin.

Foto: Fred Carvalho

O executivo ressalta a importância de oferecer aos clientes a flexibilidade de escolher a configuração mais adequada para seus negócios, incluindo três versões distintas de veículos elétricos. Ele também enfatiza que a adoção dessas alternativas requer uma abordagem especializada, envolvendo infraestrutura para recarga, monitoramento das baterias, planejamento de rotas e outros serviços essenciais. “Estamos em uma fase de transição para um transporte sustentável,” conclui Levin.

Tesla apresenta seu caminhão elétrico

A empresa de Elon Musk está exibindo seu caminhão elétrico Semi de 40 ton. na IAA Transportation. O veículo impressiona com uma aceleração de zero a 60 milhas por hora em apenas 60 segundos e uma velocidade máxima estimada de 65 mph. A autonomia das baterias é projetada para até 300 milhas, podendo chegar a 500 milhas em condições ideais. O principal cliente da Tesla para o Semi continua sendo a Pepsi.

Novidades da Fiat, Citroen e Peugeot

Na IAA Transportation, a Stellantis Pro One revelou sua gama de veículos comerciais em seu estande. Entre os destaques estão o Opel Combo Electric, o Citroën E-Berlingo Crew Van, o Peugeot E-Expert frigorífico, o Opel Movano a Hidrogênio e o Fiat Ducato Cargo Box. O grupo também apresentou o Opel E-Electric ultracompacto equipado com o kit Cargo. Essa variedade de modelos reflete a ampla gama de produtos da Stellantis, que oferece soluções inovadoras em micromobilidade e diferentes dimensões.

Veículos das marcas da Stellantis na IAA 2024 (Foto: Divulgação)

Na vanguarda das tecnologias alternativas, a Stellantis destaca a tecnologia de célula de combustível (FCEV), já disponível para furgões de médio porte e que em breve será introduzida em furgões maiores. Essa tecnologia representa um marco no plano da empresa para a mobilidade com zero emissões. O Peugeot E-Boxer, por exemplo, conta com uma solução de média potência que proporciona mais de 500 km de autonomia e uma recarga extremamente rápida de apenas 5 minutos.

“A estratégia de 360 graus da Stellantis Pro One oferece soluções abrangentes para as necessidades dos clientes: uma linha completa de furgões novos, veículos eletrificados, serviços conectados, um ecossistema digital de conversões e opções de furgões a hidrogênio. Estamos liderando na Europa e na América do Sul,” disse o vice-presidente sênior de negócios de veículos comerciais da Stellantis, Xavier Peugeot.

Criatividade do Grupo Randon

Expor na IAA Transportation pode parecer uma tarefa simples para uma das maiores empresas de materiais de transporte do mundo, mas o Grupo Randon adota uma abordagem diferente. A empresa avalia cuidadosamente seus objetivos e o que deve ser exibido, tanto no aspecto comercial quanto institucional.

No estande dedicado à vertical de autopeças, o grande destaque foi o E-Sys, um avançado sistema de tração auxiliar. Este sistema utiliza o KERS (Kinetic Energy Recovery System) para regenerar energia durante descidas e auxiliar em subidas, convertendo a energia recuperada em suporte adicional para o veículo.

Desenvolvido e produzido internamente pelo Grupo Randon, o E-Sys é um exemplo das capacidades tecnológicas que a empresa está aprimorando para beneficiar seus clientes.

Além das inovações tecnológicas, o Grupo Randon está passando por mudanças significativas em sua liderança. Sandro Trentin deixa o cargo de COO da vertical montadora, sendo substituído por Eduardo Dalla Nora como diretor superintendente. Claude Padilha também deixa a diretoria de marketing, e Julio Becker assume sua posição.

Ricardo Escoboza assume um novo cargo como vice-presidente para a América do Sul, além de gerenciar a área de autopeças e a vertical montadora. Anderson Pontalti foi nomeado vice-presidente da área internacional, abrangendo as verticais de autopeças e montadora. Ele continuará liderando a vertical de controle de movimentos (Frasle Global).

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