Daimler Truck aguarda conclusão de testes para avançar com planos de eletrificação no Brasil

A companhia está testando alguns caminhões elétricos com transportadoras há mais de um ano. No entanto, irá analisar os resultados antes de iniciar as vendas no país

Aline Feltrin

O destaque da Daimler Truck no IAA Transportation, o maior salão de transportes do mundo, que acontece até o próximo domingo (22) em Hannover, Alemanha, foi o anúncio do início da produção do caminhão elétrico eActros em novembro. Segundo os executivos da marca, já foram feitas 2 mil encomendas do modelo na Europa. Em contraste, no Brasil, a Daimler ainda está se preparando para iniciar a comercialização de caminhões elétricos.

Há alguns meses, a reportagem do portal Transporte Moderno noticiou que a Braspress e outros transportadores já estão testando algumas unidades de um modelo elétrico da Mercedes-Benz, porém, a companhia não revela qual o caminhão está sendo analisado.

Em entrevista coletiva concedida na manhã desta terça-feira (17), o vice-presidente de vendas, marketing, peças e serviços da Mercedes-Benz, Jefferson Ferrarez, disse que os testes do modelo em transportadores brasileiros já ocorrem há pouco mais de um ano, contudo a empresa está em fase de levantamentos de dados para definir qual será a melhor estratégia para a comercialização de caminhões elétricos no Brasil.

Quando questionado se a marca fará algum lançamento de caminhão elétrico na Fenatran, maior feira de transporte da América Latina, que ocorrerá em novembro, no São Paulo Expo, Jefferson Ferrarez reconhece que há alguma chance, contudo admitiu que é necessário fechar alguns pontos nessa equação antes de dar esse passo. “Nós não vamos lançar nada sem ter a certeza que já temos a solução pronta para o mercado brasileiro.

Infraestrutrura ainda é barreira

O executivo destacou que a falta de infraestrutura para carregamento de baterias — especialmente para caminhões de longa distância — é uma das principais razões para a cautela da Daimler Truck em iniciar as vendas de caminhões elétricos no Brasil.

Contudo, o problema da infraestrutura não é exclusivo do Brasil, mas sim uma dificuldade global. “Na Europa, por exemplo, existe um grande gap a ser preenchido”,disse Ferrarez. Ele mencionou que a nova CEO da Daimler Truck, Karin Radström, fez um apelo público na IAA para que os governos acelerem a implementação das leis já aprovadas e viabilizem a instalação de mais carregadores de veículos elétricos em toda a Europa.

“A Mercedes-Benz, junto com outras marcas, está liderando esse esforço, destacando a necessidade urgente de ação para permitir a descarbonização eficaz, especialmente em um momento em que governos e empresas privadas estão no auge de suas iniciativas ambientais”, comentou Ferrarez.

Para enfrentar esse desafio, a Daimler Truck anunciou durante o IAA Transportation o lançamento da TruckCharge, uma nova marca criada para simplificar e tornar a mobilidade elétrica mais lucrativa para seus clientes no mercado europeu.

A TruckCharge oferecerá consultoria e infraestrutura, além de operar terminais eletrificados para transportadoras e empresas industriais. Entre os serviços oferecidos estão o Fleetboard Charge Management, que fornece uma visão abrangente das interações entre os caminhões elétricos e as estações de carregamento, o Charging Card, que permite o carregamento sem dinheiro em movimento, e o financiamento para infraestrutura de carregamento.

Ferrarez mencionou que a TruckCharge pode expandir suas operações para o Brasil, embora ainda não haja planos definidos. “Estamos explorando soluções diretas para o país e avaliando outras opções”, disse o executivo.

LEIA MAIS

IAA Transportation: Daimler Truck iniciará a produção do eActros neste ano
Mercedes-Benz inicia testes de caminhões elétricos no Brasil, com Braspress e outros clientes
Mercedes-Benz espera vender 1.500 unidades dos seus novos extrapesados ainda em 2024

Veja também