A Volvo Trucks anunciou que começará a testar na estrada caminhões equipados com motores de combustão que operam com hidrogênio em 2026, com planos para o lançamento comercial previsto para o final desta década.
Os novos caminhões movidos a hidrogênio verde representam um avanço na busca da Volvo por zero emissões líquidas e na assistência a seus clientes na descarbonização de suas operações. Esses veículos prometem ser uma alternativa eficaz aos combustíveis fósseis, especialmente em rotas de longa distância e em áreas com infraestrutura de recarga limitada.
Caminhões elétricos
Atualmente, a Volvo está realizando testes laboratoriais e em campo, preparando o terreno para a introdução desses caminhões. Além dos caminhões a hidrogênio, a Volvo continua a expandir sua gama de soluções sustentáveis, incluindo caminhões elétricos a bateria, caminhões elétricos com célula de combustível e veículos movidos a combustíveis renováveis como biogás e HVO (diesel de base sintética).
O diretor de gestão de produtos e qualidade da Volvo Trucks, Jan Hjelmgren, destacou que os caminhões movidos a hidrogênio oferecerão desempenho e confiabilidade comparáveis aos caminhões a diesel, com a vantagem adicional de emissões líquidas de CO₂ potencialmente zero. “Esses caminhões serão um complemento valioso para nossos caminhões elétricos a bateria, que já estão no mercado há vários anos,” afirmou Hjelmgren.
Os caminhões com motores a hidrogênio verde têm o potencial de atingir zero emissões líquidas de CO₂ quando combinados com HVO renovável e são classificados como “Veículos de Emissão Zero” (ZEV), conforme os novos padrões da União Europeia. Essa inovação se alinha com a necessidade de diversas tecnologias para a descarbonização do transporte pesado.
Parceria
A Volvo também estabeleceu uma parceria estratégica com a Westport Fuel Systems para criar uma joint venture que utilizará a tecnologia de Injeção Direta de Alta Pressão (HPDI). Esta tecnologia permite a ignição de hidrogênio com maior eficiência energética e potência do motor. A joint venture está prevista para começar suas operações no segundo trimestre de 2024.
Os caminhões movidos a hidrogênio da Volvo terão um alcance operacional semelhante ao de muitos caminhões a diesel, dependendo das condições de transporte. Além disso, esses veículos emitem apenas quantidades mínimas de óxidos e partículas de nitrogênio, e o hidrogênio também pode ser usado em caminhões elétricos com célula de combustível, que produzem eletricidade a bordo e emitem apenas vapor d’água.
LEIA MAIS
Volvo lança FH com inteligência artificial para o mercado latino-americano