A Daimler Truck programou o início da produção em série do eActros 600 para o final de novembro deste ano na planta da Mercedes-Benz Trucks em Wörth, Alemanha. A informação foi concedida por executivos da marca no último domingo, 15 de setembro, durante coletiva de imprensa da marca no IAA Transportation 2024, maior evento de transportes do mundo, que ocorre entre 17 e 22 de setembro, em Hannover.
Os primeiros veículos de clientes deverão ser produzidos e emplacados antes do final de 2024. Além disso, as plantas da Daimler Truck de Mannheim, Kassel e Gaggenau desempenham um papel importante nesse contexto. Elas fornecem os componentes necessários para a tração à bateria elétrica do eActros 600, como o eixo de roda elétrico, componentes de transmissão e a caixa dianteira, combinando inúmeros componentes de alta e baixa tensão, utilizando para isso o espaço de instalação anterior do motor à combustão.
O eActros 600, caminhão totalmente elétrico com bateria de 600 quilowatts-hora tem um novo eixo de acionamento elétrico desenvolvido internamente. Com uma autonomia de 500 quilômetros sob condições padrão de carga de 40 toneladas, o caminhão tem como missão descarbonizar o transporte de longa distância, que representa a maior parte das emissões de CO2 no setor de caminhões.
Durante o verão europeu, dois protótipos do eActros 600 realizaram um extenso percurso de teste, cobrindo mais de 15.000 quilômetros em 22 países. Esses testes demonstraram um consumo médio de 103 quilowatts-hora por 100 quilômetros, equivalente a aproximadamente 10 litros de diesel.
Software e nova marca
A Daimler Truck também revelou uma visão para veículos comerciais definidos por software, com uma arquitetura mecatrônica que permite processamento de dados 20 vezes mais rápido que as gerações anteriores. Segundo a companhia, essas melhorias prometem avanços significativos em segurança, conforto e eficiência, com funções como assistência de frenagem ativa e aviso de tráfego conectado.
A empresa também está lançando a nova marca TruckCharge, voltada para a infraestrutura de carregamento de caminhões elétricos. Ela oferece soluções de consultoria, infraestrutura e gestão de carregamento, visando tornar a mobilidade elétrica mais acessível e lucrativa para os clientes.
Parcerias e hidrogênio
Em uma perspectiva mais ampla, a Daimler Truck está explorando a tecnologia de propulsão baseada em hidrogênio com o Mercedes-Benz GenH2. Esse caminhão foi projetado para aplicações exigentes e já está em fase avançada de testes com clientes como Air Products e Amazon. O CEO da Daimler Truck, Martin Daum, destacou a necessidade de apoio político e desenvolvimento de infraestrutura para suportar a expansão dos veículos movidos a hidrogênio.
Caminhão futurista
Na IAA, a Daimler Truck também apresentou o Actros L, um caminhão com design futurista e motores econômicos, além de melhorias aerodinâmicas que prometem reduzir o consumo de combustível em até 3%. A empresa continua a se posicionar como líder não apenas em tecnologias elétricas, mas também em soluções de transporte convencional de alta eficiência.