IAA Transportation 2024: tempos de mudanças

As expectativas para a edição deste ano são muito fortes, pois os desafios para enfrentar a crise climática aumentam a cada ano, com uma velocidade inimaginável até poucos anos atrás

Fred Carvalho

De Hannover, Alemanha

A IAA Transportation 2024 é a maior e mais antiga feira de transportes do mundo. A exposição de veículos comerciais começou dentro do Salão de Frankfurt, mas em 1992 teve sua primeira edição ‘pura’ transferida para Hannover, no Deutsche Messe AG, mantendo o mesmo nome IAA Commercial Vehicles. E tal identidade perdurou durante décadas até o anúncio da mudança em 2021 para o evento de 2022.

Em realidade, não ocorreu apenas uma mudança no nome, mas no conceito, com uma abrangência maior de expositores com destaque para os fornecedores de tecnologia. “O objetivo é colocarmos os tradicionais players das áreas de veículos comerciais, ônibus e logística com forte interação com os fornecedores de tecnologia, com foco na solução dos problemas climáticos”, salientava o presidente da VDA, Hildegard Müller, em 2021.

As expectativas para a edição deste ano são muito fortes, pois os desafios para enfrentar a crise climática aumentam a cada ano, com uma velocidade inimaginável até poucos anos atrás. E todos os grandes produtores desta área estarão com novidades interessantes na evolução das tecnologias das alternativas para a supressão do motor diesel. Mas também alternativas de combustíveis com emissões mais palatáveis – gás, HVO, biodiesel etc.

Na segunda-feira, dia 16 de setembro, aconteceu o tradicional press day, onde profissionais do mundo inteiro conhecerem, na avant première, as inovações do setor.

Na sequência infindável de coletivas de imprensa, todas muitas curtas, foi possível perceber a evolução das tecnologias de conectividade, serviços, condução autônoma, além de apostas em um maior número de alternativas energéticas.

A grande surpresa, no entanto, foi o grande número de estandes de produtores de baterias. Desde a maior fabricante do mundo, a CATL, a LG, a BYD e mais de duas dezenas de produtores.

Caminhões chineses

Da mesma maneira, se nos eventos anteriores a presença de caminhões chineses era relativamente discreta desta vez estava bem perceptível, com as principais produtoras mostrando seus principais produtos. Da BYD a JAC, da Donfeng a Sinotruk e suas várias marcas. Nos vários pavilhões da Messe era possível notar um aumento no número de expositores chineses. E isto provocou o recorde de todas as edições da feira de transportes, com 1650 empresas de 41 países.

Algumas delas estavam no mesmo pavilhão da Mercedes-Benz – que reduziu a área ocupada no evento deste ano – mas a tradicional marca alemã chamava a atenção da concorrência pelos dois caminhões muito especiais em seu estande: o Genh2, movido a hidrogênio e que nos testes já alcançou o recorde de rodar 1047 km com uma carga apenas do combustível, e o novo eActros com um consumo menor que o motor convencional. Segundo o chefe da divisão de caminhões da empresa, Karin Radstron, o consumo equivale a 10 litros por 100 km. Devido a este sucesso, o elétrico entrará em produção em novembro, com mais de 2 mil pedidos de compra.   

Os fatos e números apresentados por Roger Alm, presidente da Volvo Trucks, mostrava os bons resultados da empresa nos últimos anos. Afinal, durante sua apresentação a empresa completou 100 milhões de quilômetros rodados com a frota de veículos elétricos em operação no mercado mundial.

Truck of the year

Mais ainda: o modelo FH Eletric recebeu o título de “Truck of the Year”, anunciado pouco antes da coletiva da empresa sueca. Também anunciou novos produtos, como o VNL, com redução de 10% no consumo de combustível. E da nova fábrica em Monterrey, no Mexico, com inauguração prevista para 2026.

Destacou também o modelo FH 16 com 780 cavalos torque de 3800 Nm, com redução de consumo de 5%. Enfatizou a liderança da marca nas vendas de caminhões elétricos, com 4.200 unidades em operação em 48 países. “Temos uma linha completa de veículos com esta tecnologia e a tendencia é aumentar pela confiança que nossos clientes tem em nossos produtos”, disse Roger Alm.

O vencedor do prêmio de “International Truck of the Year” foi o Volvo FH Eletric. O Solaris Urbino 18 Hydrogen recebeu o “International Bus of the Year”, enquanto a Ford E-Transit Custom  ficou com o titulo do “International Van of the Year”.  

Os jurados destes prêmios são jornalistas especializados de algumas das principais publicações de transportes do mundo. Principalmente daquelas com a tradição de avaliar veículos comerciais em testes.  

LEIA MAIS

IAA Transportation: Volvo começará a testar caminhões a hidrogênio em 2026
IAA Transportation: Daimler Truck iniciará a produção do eActros neste ano

Veja também