Ministro dos Transportes lança projeto de R$200 milhões para duplicação da BR-101/AL

A iniciativa integra o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado em agosto de 2023, que estabeleceu compromissos específicos para a melhoria das condições de vida das comunidades indígenas locais

Redação

O ministro dos Transportes, Renan Filho, dará um passo significativo para a infraestrutura de Alagoas na próxima segunda-feira (16), quando assinará duas ordens de serviço para a duplicação dos trechos remanescentes dos Lotes 2 e 6 da BR-101/AL. Com um investimento total estimado em R$200 milhões, as obras prometem melhorar a segurança viária e proporcionar benefícios diretos para mais de 100 mil residentes da região, incluindo cerca de duas mil famílias indígenas.

Os lotes contemplados com a duplicação estão localizados nos municípios de Joaquim Gomes e Junqueiro. A iniciativa integra o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado em agosto de 2023, que estabeleceu compromissos específicos para a melhoria das condições de vida das comunidades indígenas locais.

O projeto prevê impactos diretos nas comunidades tradicionais dos povos Wassu-Cocal, Karapotó, Karapotó Plak-ô e Kariri-Xocó, que observarão uma significativa melhoria em suas condições de mobilidade e segurança. Conforme declarou Renan Filho, “a duplicação da BR-101/AL não apenas visa otimizar o fluxo de veículos na principal rodovia que atravessa o estado, mas também busca atender às demandas de infraestrutura.”

LEIA MAIS

Multas por excesso de velocidade em rodovias crescem 134%

Veja também