O Mercado Livre alcançou uma frota de 2.800 veículos elétricos no Brasil, México, Colômbia e Chile até agosto deste ano. O número é 20% superior ao que a empresa tinha no mesmo período do ano passado. Do total dessa frota, 1.300 estão nas operações brasileiras da companhia.
Por meio desta frota, já foram realizadas 36 milhões de entregas de produtos na América Latina, 44% das quais ocorreram no Brasil. Além dos veículos elétricos, há mais de 160 caminhões a gás GNV e biometano.
O diretor sênior de Transportes do Mercado Livre no Brasil, Frederico Rezeck, diz que a companhia está ciente de que o crescimento dos negócios redobra a responsabilidade para mais eficiência na estratégia para reduzir o impacto ambiental em toda a cadeia de valor. “Por isso, é tão decisiva a incorporação de veículos elétricos à nossa frota, ao mesmo tempo em que seguimos perseguindo modelos alternativos de engenharia logística de baixo carbono.”
Impacto no setor automotivo
Como parte da sua estratégia ambiental, desde 2020 o Mercado Livre tem investido em veículos elétricos para reduzir o impacto ambiental, especialmente na primeira e última milhas. No modelo de frota dedicada, os veículos silenciosos emitem entre 50% e 85% menos CO2 e são utilizados de acordo com a disponibilidade, rotas programadas e abastecimento ao longo dos trajetos.
A busca do Mercado Livre por veículos elétricos tem impactado os negócios das montadoras de veículos com atuação no Brasil. A Ford Pro, por exemplo, fechou um negócio de 300 unidades do furgão elétrico E-Transit para o Mercado Livre. Desse total, mais 100 já foram entregues. A maior parte dos veículos está dedicada às operações de transporte em São Paulo. A expectativa da montadora de origem norte-americana é que as vendas do furgão elétrico cheguem a 600 unidades até o fim do ano.
Outro exemplo de venda mais expressiva foi o da startup brasileira, Arrow Mobility, mais uma fabricante de veículos elétricos a se beneficiar com as metas do Mercado Livre em descarbonizar a frota. A empresa fechou um contrato para fornecer 50 vans elétricas para a gigante do comércio eletrônico.