A CantuStore contratou um navio para trazer da Ásia diretamente para o porto de Itajaí, sem escalas, pneus de suas marcas próprias Speedmax e Gripmaster. A carga de aproximadamente 2,6 mil toneladas, com cerca de 180 mil itens, chegou dia 07 de setembro.
O grupo tomou a decisão pelo navio para contornar um aumento no valor do frete internacional e do tempo na fila de espera para entregas marítimas provocados por problemas logísticos ao redor do mundo. Com a ação, a CantuStore evitou um gasto de 20% a mais na contratação de uma empresa terceirizada para essa entrega, reduzindo ainda em 25% o tempo de duração da viagem.
Segundo o diretor de compras internacionais da CantuStore, Andrey Silvino Leandro, providenciar um navio dedicado foi uma solução eficaz para contornar o atual momento em que a escassez de equipamentos e outros desafios globais estão desestabilizando o fluxo internacional de contêineres.
“O contrato foi uma iniciativa para otimizar nossos custos operacionais, reduzir o tempo de trânsito e garantir a disponibilidade de mercadorias para nossos clientes. Esta foi apenas uma das muitas ações que refletem nossa capacidade de adaptação e otimização diante das condições do mercado”, diz o diretor.
O CEO e fundador da CantuStre, Beto Cantu, explica que a contratação de um navio também evita repasses ao distribuidor e consumidor final.
Ganhos logísticos
A viagem da Ásia para Itajaí sem escalas tem duração aproximada de 45 dias, contra 60 de trânsito habitual no frete contratado. Serão 200 contêiners de 40 HC (High Cube, de medidas 6mx12m por 2,90m de altura) de capacidade, totalizando aproximadamente 2,6 toneladas mil de pneus e mais de US$ 8 milhões em mercadoria.
A carga é composta por 46 mil pneus de carga, 70 mil de passeio e cinco mil agrícolas da marca fabricada pelo grupo, a Speedmax, somada a cinco mil pneus OTR da recém-adquirida Gripmaster, além de mais de três mil rodas e 50 mil câmaras de ar e protetores de pneus.
LEIA MAIS
Norsul adquire navio com capacidade para 39 mil toneladas de Carga