Portos paranaenses batem recorde histórico de movimentação de cargas

O mês de agosto destaca-se pela expressiva alta nas importações e no volume de contêineres movimentados

Redação

Os portos paranaenses atingiram um marco histórico em agosto, com a movimentação total de 6.869.966 toneladas de carga, superando em 4% o recorde anterior de 6.582.670 toneladas registrado em junho deste ano. O mês passado destaca-se pela expressiva alta nas importações e no volume de contêineres movimentados.

O crescimento nas importações foi notável, com um aumento de 41% em comparação ao mesmo período de 2023. O volume de importações saltou de 1.741.094 toneladas para 2.446.892 toneladas, impulsionado principalmente pela entrada de fertilizantes, que totalizou 1.183.490 toneladas – um crescimento de 59% em relação ao ano passado (745.201 toneladas). Outro destaque foi o setor de contêineres, que registrou um aumento de 22%, movimentando 62.218 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), contra 51.017 TEUs no mesmo período do ano anterior.

As exportações também apresentaram crescimento em agosto, com movimentação de 4.423.074 toneladas, um aumento de 3% em relação ao mesmo período de 2023 (4.301.622 toneladas). A soja em grão foi o principal produto exportado, totalizando 1.863.825 toneladas, o que representa um aumento de 10% em relação ao volume registrado em agosto do ano passado (1.694.016 toneladas).

Projeto Moegão

Apesar das adversidades climáticas, como cinco dias de chuva e oito dias acumulados de neblina que afetaram a movimentação de granéis sólidos, o desempenho logístico manteve-se eficiente. O diretor de operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira, destacou a eficiência da produtividade, especialmente na descarga ferroviária, e antecipou um aumento ainda maior nas movimentações com a conclusão das obras do Moegão.

O Moegão, a maior obra portuária em andamento no Brasil, é um projeto estratégico para os portos do Paraná. Com um investimento de R$ 592 milhões, a obra visa reduzir os cruzamentos ferroviários urbanos e aumentar a capacidade de recepção de trens em 65%, passando de 550 para 900 trens por dia. A conclusão do projeto está prevista para o segundo semestre de 2025. A promessa é que otimizará o fluxo de cargas ferroviárias e atrairá novos investidores para a região.

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