Porto de Santos avança com dragagem dos berços de atracação

Com investimentos que somaram R$ 13 milhões, o projeto aumenta a capacidade operacional e o fortalece o porto como o principal hub logístico do país

A Autoridade Portuária de Santos (APS) concluiu a dragagem para aprofundamento dos berços de atracação entre os armazéns 12A e 20/21

Redação

A Autoridade Portuária de Santos (APS) concluiu a dragagem para aprofundamento dos berços de atracação entre os armazéns 12A e 20/21. Finalizada em agosto, a obra envolveu a remoção de aproximadamente 100 mil metros cúbicos de sedimento e 500 metros cúbicos de resíduo de jet-grouting, uma técnica de melhoramento de solo utilizada na engenharia civil e geotécnica para reforçar ou estabilizar terrenos e fundações. O resultado foi uma profundidade de 14,60 metros que permitirá a atracação de embarcações de maior porte.

O presidente da APS, Anderson Pomini, destacou que “as melhorias vão contribuir para o aumento da capacidade operacional e o fortalecimento do porto como o principal hub logístico do país.”

A dragagem é parte de um esforço mais amplo de modernização que começou em 2018, com a recuperação e reforço estrutural do cais entre os armazéns 12A e 23, no Trecho 3 do canal de navegação do Porto de Santos, conhecido como cais de Outeirinhos. Em 2023, a APS iniciou os estudos e, em dezembro do mesmo ano, contratou a empresa Náutica Marítima para a execução dos serviços, que começaram em março de 2024.

O projeto, com um investimento total superior a R$ 13 milhões, foi concluído graças ao alinhamento entre a APS, a empresa contratada e os terminais da região de Outeirinhos.

Com a conclusão da obra, a APS realizará um novo levantamento hidrográfico e uma inspeção subaquática nas áreas dragadas. Os resultados serão submetidos à Capitania dos Portos de São Paulo para a homologação do novo calado operacional.

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