Embraer entrega primeiro C-390 Millennium à Força Aérea Húngara

O C-390 Millennium foi projetado para realizar uma variedade de missões, como evacuação médica, apoio humanitário, busca e salvamento, transporte de carga e de tropas

Redação

A Embraer entregou à Força Aérea Húngara o primeiro C-390 Millennium, marcando a Hungria como o segundo operador do C-390 na OTAN. A aeronave será a primeira do mundo equipada com uma Unidade de Terapia Intensiva roll-on/roll-off.

O C-390 Millennium foi projetado para atender às exigências das Forças de Defesa Húngaras, realizando uma variedade de missões, como evacuação médica, apoio humanitário, busca e salvamento, transporte de carga e tropas, e reabastecimento ar-ar. A aeronave é compatível com os padrões da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), tanto em hardware quanto em sistemas de aviônica e comunicações.

O C-390 pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias. A aeronave opera em pistas não pavimentadas, em superfícies como terra compactada e cascalho.

Desde sua entrada em operação com a Força Aérea Brasileira em 2019 e com a Força Aérea Portuguesa em 2023, o C-390 acumulou mais de 14.000 horas de voo.

Veja também