Três meses após o lançamento do caminhão semileve Aumark S 315 MT para o mercado brasileiro, a Foton anuncia o início das vendas do veículo importado da China. O modelo, que já está homologado, tem preço a partir de R$ 219 mil.
Com Peso Bruto Total (PBT) de 3.500 kg, o Aumark S 315 MT foi desenvolvido para atender às necessidades de pequenas, médias e grandes empresas que realizam operações logísticas tanto em áreas urbanas como através de rodovias. O veículo pode ser conduzido por motoristas com carteira de habilitação da categoria B.
O Aumark S 315 MT é equipado com motor Cummins 2.5, que entrega 150 cavalos de potência e torque de 40,79 mkgf, combinado com uma transmissão manual de cinco marchas da ZF.
Além do caminhão semileve, a Foton lançou em junho o semipesado Auman de 17 t, o utilitário Wonder e a picape híbrida (a diesel e elétrica) Tunland.
o Auman terá o primeiro lote homologado em novembro e será vendido com preço a partir de R$ 400 mil. Por fim, o utilitário e a picape deverão ser homologados em janeiro de 2025, com preços de R$ 110 mil e R$ 230 mil, respectivamente. As importações serão feitas via Porto de Itajaí (SC). Os veículos estarão disponíveis na rede de concessionárias que, hoje, conta com 30 lojas, mas deverá chegar a 45 até o fim do ano.
Caminhões pesados
Em breve, a marca chinesa também comercializará caminhões pesados no Brasil. Conforme o diretor de operações, Fábio Pontes, o planejamento é trazer caminhões extrapesados 6×2 até o fim de 2025 e os 6×4 no início de 2026.
Os lançamentos ocorrem em uma nova fase da montadora no Brasil. A empresa, que já vendia no país por meio da importadora Foton Aumark, passou a atuar como subsidiária da Foton Motor Global. O cenário atual permitiu, inclusive, que a montadora chinesa lançasse recentemente uma família de novos caminhões com motores Euro 6 a diesel e um elétrico, o semileve iBlue de 6 toneladas.
A marca chinesa tem uma trajetória de mais uma década no País. Em 2010, passou a vender caminhões importados da China por meio da Foton Aumark. Na época, disputava o mercado com as outras também chinesas Sinotruk e Schacman. Ambas foram embora do Brasil.
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