Portos privados podem alcançar 40% de participação na movimentação de contêineres

A tendência de crescimento é corroborada por novos investimentos e operações. A Imetame, que faz logística em portos, está prestes a iniciar operações com contêineres, e a Portonave, o terminal de uso privado com maior movimentação nos últimos cinco anos, está adaptando seu berço para navios de até 400 metros

Os terminais portuários privados do Brasil ganharam força com um crescimento de 7,2% na movimentação de contêineres no primeiro semestre de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023.

Redação

Os terminais portuários privados do Brasil ganharam força com um crescimento de 7,2% na movimentação de contêineres no primeiro semestre de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023. De acordo com levantamento da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), baseado no Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), os terminais privados movimentaram 2,4 milhões de TEUs (Unidades Equivalentes a Vinte Pés) entre janeiro e junho deste ano. A expectativa é que a participação desses terminais na movimentação nacional de contêineres atinja mais de 40% nos próximos anos, refletindo um crescimento contínuo e significativo no setor.

Entre os terminais que se destacaram, o Porto Itapoá registrou a maior expansão entre os Terminais de Uso Privado (TUPs), com um aumento de 25,3%. A DP World Santos seguiu com crescimento de 19,8%, e o Porto de Pecém, com 7,6%.

Investimentos e novas operações

A tendência de crescimento é corroborada por novos investimentos e operações. A Imetame, que faz logística em portos, está prestes a iniciar operações com contêineres, e a Portonave, o terminal de uso privado com maior movimentação nos últimos cinco anos, está adaptando seu berço para navios de até 400 metros.

A Portonave também alcançou a melhor produtividade média de navio, com 118 Movimentos por Hora (MPH), refletindo um crescimento de aproximadamente 40% em relação ao ano passado. Apesar das adversidades, como a seca na região Norte, o Porto Chibatão conseguiu manter-se entre os TUPs com maior movimentação, com um crescimento de 0,3%.

A movimentação de contêineres por cabotagem cresceu 13,8% no primeiro semestre de 2024, uma alternativa mais sustentável ao transporte rodoviário. Além disso, o segmento de granéis sólidos também apresentou crescimento significativo, com um avanço de 3,24% e destaque para produtos como Farinha de Trigo (148,6%), Ferro e Aço (127%) e Trigo (51,6%).

Segundo informou a APT, três dos cinco portos que mais movimentaram cargas no primeiro semestre são terminais autorizados, evidenciando a significativa contribuição da iniciativa privada. Os três terminais mencionados são o Terminal Marítimo Ponta da Madeira (MA), o Terminal de Tubarão (ES) e o Terminal Aquaviário de Angra dos Reis (RJ). Juntos, esses terminais movimentaram 144,8 milhões de toneladas entre janeiro e junho, representando quase 23% da movimentação portuária nacional.

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