Nils Haupt, diretor sênior de comunicação corporativa da Hapag-Lloyd: “A adição de novos navios e contêineres foi crucial para lidar com o aumento da capacidade, especialmente em resposta à crise no Mar Vermelho”

Segundo o executivo, a situação fez aumentar os tempos de trânsito e os custos operacionais, por isso a empresa – uma das principais de transporte e logística marítima do mundo – implementou diversas medidas para ganhar mais eficiência

Aline Feltrin

Transporte Moderno – O EBITDA do Grupo Hapag-Lloyd no primeiro semestre foi de US$ 2 bilhões, mas houve uma queda no EBIT e no lucro em relação ao ano anterior. O que causou essa diferença?

Nils Haupt – O declínio no EBIT e no lucro foi principalmente devido às mudanças significativas nas condições de mercado após o fim da pandemia de covid-19. As tarifas de frete e as condições operacionais passaram a se normalizar, afetando nossos resultados.

Transporte Moderno – O segmento de transporte marítimo viu um aumento de 5% nos volumes, mas uma redução de 14% nas receitas. O que provocou essa queda nas tarifas médias de frete?

Nils Haupt – A redução nas tarifas médias de frete ocorreu porque, à medida que as cadeias de suprimentos globais se ajustaram e as restrições de capacidade foram aliviadas, as tarifas de frete retornaram aos níveis mais normais. Isso impactou nossas receitas, mesmo com o aumento dos volumes de transporte.

Transporte Moderno – O segmento de terminais e infraestrutura teve um aumento significativo nos resultados. Como as aquisições feitas no ano passado influenciaram esses resultados?

Nils Haupt – O aumento nos resultados do segmento de terminais e infraestrutura deve-se principalmente às aquisições realizadas no ano anterior. Como o segmento foi oficialmente fundado no segundo semestre de 2023, os resultados do primeiro semestre de 2024 são comparáveis apenas de forma limitada aos números do ano anterior.

Transporte Moderno -Como as condições de mercado pós-pandemia influenciaram os resultados da empresa?

Nils Haupt – As condições pós-pandemia levaram a uma normalização das tarifas de frete e a um ambiente de oferta e demanda mais equilibrado. Embora isso tenha resultado em receitas mais baixas em comparação com o período da pandemia, também trouxe uma estabilização das operações.

Transporte Moderno – Quais foram os principais desafios que a Hapag-Lloyd enfrentou após o fim da pandemia?

Nils Haupt – Após a pandemia, enfrentamos a normalização das tarifas de frete, custos operacionais aumentados, mudanças na demanda e incertezas geopolíticas que afetaram as rotas comerciais globais.

Transporte Moderno -A Hapag-Lloyd adicionou novos navios e contêineres à frota. Como essas adições ajudaram a atender às demandas adicionais de capacidade?

Nils Haupt – A adição de novos navios e contêineres foi crucial para lidar com o aumento da capacidade, especialmente em resposta à crise no Mar Vermelho e ao redirecionamento de navios ao redor do Cabo da Boa Esperança. Essas medidas ajudaram a mitigar interrupções para nossos clientes.

Transporte Moderno – Como a situação de segurança no Mar Vermelho e o redirecionamento ao redor do Cabo da Boa Esperança impactaram as operações da empresa?

Nils Haupt – A situação no Mar Vermelho exigiu o redirecionamento de navios ao redor do Cabo da Boa Esperança, o que aumentou os tempos de trânsito e os custos operacionais. Implementamos várias contramedidas para minimizar o impacto sobre nossos clientes.

Transporte Moderno – Quais são os principais esforços da Hapag-Lloyd para descarbonizar sua frota?

Nils Haupt – Estamos investindo em navios mais eficientes, usando combustíveis alternativos e implementando tecnologias inovadoras para reduzir as emissões. Também estamos otimizando nossa rede de serviços para melhorar a eficiência operacional.

Transporte Moderno – A diretoria executiva elevou a previsão para o ano financeiro em julho. O que motivou essa revisão?

Nils Haupt – A revisão foi motivada por uma demanda mais forte do que o esperado e um aumento nas taxas à vista. No entanto, como as tarifas de frete e as condições geopolíticas continuam voláteis, a previsão ainda está sujeita a incertezas.

Transporte Moderno – Com a previsão de EBITDA do Grupo entre US$ 3,5 a 4,6 bilhões e EBIT entre US$ 1,3 a 2,4 bilhões, quais fatores podem influenciar o alcance dessas expectativas?

Nils Haupt – Fatores como incertezas geopolíticas e flutuações na demanda global podem influenciar o alcance dessas expectativas. Continuamos a monitorar de perto esses elementos e ajustar nossas estratégias conforme necessário.

Transporte Moderno – Como os desafios geopolíticos atuais estão impactando as tarifas de frete e as operações da Hapag-Lloyd?

Nils Haupt – Os desafios geopolíticos adicionaram complexidade às nossas operações e podem aumentar os custos operacionais. Estamos abordando isso proativamente para mitigar os impactos sobre nossos clientes.

Transporte Moderno – Quais medidas a Hapag-Lloyd está tomando para mitigar os impactos das flutuações nas tarifas de frete e dos desafios geopolíticos?

Nils Haupt – Estamos aumentando a velocidade dos navios para reduzir atrasos, ajustando nossa rede, movendo capacidade para áreas de alta demanda, fretando navios adicionais e encomendando contêineres extras para lidar com a demanda crescente.

Transporte Moderno – Quais são os principais focos para o segundo semestre de 2024 em termos de crescimento contínuo e qualidade de serviço?

Nils Haupt – Continuaremos focados em manter alta qualidade de serviço e avançar conforme nossa Estratégia 2030, que orienta nosso crescimento e desenvolvimento.

Transporte Moderno – Alguma iniciativa significativa ou mudança estratégica está prevista para um futuro próximo?

Nils Haupt – Nossa Estratégia 2030, com seus cinco blocos principais, guiará nossos esforços futuros. Estamos comprometidos em seguir essa estratégia para garantir um crescimento sustentável e uma qualidade de serviço excelente.

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