A Volkswagen anunciou um avanço na inclusão feminina em sua operação de testes ao triplicar o número de mulheres que atuam como motoristas de testes em suas frotas de desenvolvimento e avaliações de durabilidade. Atualmente, 10% dos motoristas na fábrica são mulheres, e a montadora planeja expandir esse número.
O centro mundial de pesquisa e desenvolvimento da Volkswagen, localizado no Brasil, gerencia uma frota de cerca de 300 veículos em testes, que percorrem aproximadamente 500 mil quilômetros por mês, conduzidos por 120 motoristas, dos quais 12 são mulheres. Este grupo é responsável por mais de 100 diferentes tipos de avaliações, incluindo testes internacionais, e está envolvido em todas essas atividades.
Segundo o vice-presidente de engenharia da empresa, Rodrigo Chaves, ter uma equipe diversificada influencia na abordagem e enriquece os resultados. “Embora já considerássemos essa perspectiva em nossas simulações virtuais, agora ampliamos essa prática também no campo. Identificamos que melhorias beneficiam todos os usuários, o que reflete em um veículo ainda mais preparado para nossos clientes.”
LEIA MAIS
Volkswagen planeja dobrar as vendas dos caminhões elétricos e-Delivery em 2025