Renovação da concessão da ferrovia Centro-Atlântica poderá movimentar R$ 30 bilhões

Novo ciclo de investimentos, que inclui a modernização da malha ferroviária e a aquisição de novos vagões e locomotivas, visa melhorar a eficiência e a segurança no transporte de cargas

A renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), controlada pela VLI, promete um significativo impulso para o setor ferroviário brasileiro, com a previsão de movimentar cerca de R$ 30 bilhões.

Redação

A renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), controlada pela VLI, promete impulsionar o setor ferroviário brasileiro, com a previsão de movimentar cerca de R$ 30 bilhões. A proposta de renovação antecipada foi aprovada pela Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e será discutida em audiências públicas.

O novo ciclo de investimentos, que inclui a modernização da malha ferroviária e a aquisição de novos vagões e locomotivas, visa melhorar a eficiência e a segurança no transporte de cargas, além de fortalecer a indústria nacional e gerar cerca de 10 mil empregos diretos.

De acordo com a proposta levada para audiência pública, aproximadamente R$ 24 bilhões serão destinados à modernização da ferrovia e à compra de novos equipamentos. Esse investimento tem como objetivo aumentar em 46% a movimentação de cargas nos trilhos da FCA e impulsionar setores estratégicos da economia, como agronegócio, siderurgia e construção civil. A renovação também inclui R$ 5 bilhões para outorga e compensações, que cobrem investimentos na malha ferroviária, obras para resolução de conflitos urbanos e a construção de um acesso ferroviário ao Porto de Aratu, na Bahia.

O CEO e CFO da VLI,Fábio Marchiori, disse que a renovação antecipada da FCA reflete o novo formato do governo federal para processos dessa natureza e incorpora inovações regulatórias recentes. “Esperamos que esta renovação simbolize uma nova era de transformação na logística nacional, com investimentos que fortalecerão nossa indústria e aumentarão a eficiência em setores chave da economia”, afirma Marchiori.

Novos vagões e locomotivas

O plano de renovação prevê investimentos substanciais na linha férrea, incluindo a construção de novos trechos e ramais, a realocação de pátios de carga e a implementação de soluções integradas para conflitos rodoferroviários. A aquisição de vagões e locomotivas também visa estimular a indústria nacional de material rodante. Além disso, a modernização da malha ferroviária incluirá a construção de novos pátios para maior agilidade e a adoção de um sistema de comunicação internacional, o que aumentará a segurança das operações.

Outro aspecto importante do projeto, conforme a VLI, é o investimento de R$ 5 bilhões em outorga e compensações, que inclui a realização de obras de resolução de conflitos urbanos em 35 cidades, totalizando 80 obras. A construção do acesso ferroviário ao Porto de Aratu, com 2,5 quilômetros de extensão, é uma das principais intervenções, visando atender à crescente demanda do agronegócio na região.

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