Mesmo em um cenário desafiador que exige mais controle de custos e a necessidade de recalibração do preço do frete, a Azul Cargo – braço de logística da Azul Linhas Aéreas – espera um crescimento de 10% em seus negócios no segundo semestre desse ano, o que envolve volume de movimentação de carga e aumento da receita. A estimativa é da diretora da companhia, Izabel Reis. Em entrevista exclusiva para o portal Transporte Moderno, a executiva revelou que a alta no preço do câmbio e o aumento dos custos de combustível têm pressionado o setor, contudo, a Azul Cargo tem ajustado suas tarifas e otimizado seus processos para manter a competitividade. “Estamos trabalhando para mitigar o impacto, ajustando nossas operações conforme necessário”, afirmou.
A projeção de crescimento já leva em consideração a perda de receita que ocorreu com o fechamento do aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre (RS). A Azul tem mais de 50 voos por dia naquela região. Por isso, foi preciso criar uma malha rodoviária e fazer um reforço com voos em outras rotas. “Operávamos diariamente com um cargueiro dedicado à Amazon naquele aeroporto”, explica Izabel Reis. Ela ressalta que o fechamento do aeroporto devido à tragédia no Rio Grande do Sul resultou em uma perda de 12% na receita da Azul Cargo durante esse período.
Papel do e-commerce
O crescimento do e-commerce tem sido um motor importante para a expansão da Azul Cargo. O segmento de e-commerce agora representa mais de 28% do volume de carga da empresa, segundo a Izabel. “A Azul Cargo também tem ampliado seu portfólio, incluindo o transporte de novos produtos e o aumento de suas operações em regiões menos atendidas, como o Norte e Nordeste do Brasil”, revela.
A parceria com a Zara para transporte de e-commerce diretamente da Espanha é um exemplo da capacidade da Azul Cargo de adaptar seus serviços às novas demandas do mercado. Além disso, a empresa tem reforçado sua presença no setor ao colaborar com grandes players como a Amazon, oferecendo serviços de entrega rápida e personalizada.
O ingresso da Azul Cargo no e-commerce foi um passo crucial, segundo Izabel. Em janeiro de 2023, a Azul Cargo processava 624 mil pacotes por mês. Hoje, esse número ultrapassa 1, 5 milhão, refletindo um crescimento significativo no volume de carga. “Embora o volume tenha mais que dobrado, a receita também dobrou, evidenciando o impacto positivo do crescimento no setor de e-commerce, onde o peso médio das cargas é reduzido, mas a demanda é alta”, analisa.
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