XBRI Pneus anuncia investimento de R$ 1,5 bi em primeira fábrica nacional

A decisão de investir no país se baseia na equivalência dos custos de produção entre o Brasil e o exterior, considerando as altas despesas com exportação e logística

A XBRI Pneus, uma das maiores fabricantes de pneus da América Latina, revelou planos para investir mais de R$ 1,5 bilhão na construção de sua primeira planta no Brasil. Este investimento marca um passo significativo para a empresa, que, até o momento, operava exclusivamente com produção no exterior

Redação

A XBRI Pneus revelou planos para investir mais de R$ 1,5 bilhão na construção de sua primeira planta no Brasil. Até o momento, a empresa operava exclusivamente com produção no exterior. A nova fábrica será a primeira indústria brasileira dedicada à fabricação de pneus radiais de carga e passeio em larga escala. A planta está prevista para incorporar a reciclagem de produtos e a geração de energia a partir de fontes limpas, como a produção de hidrogênio branco.

Em nota, a empresa informou que a planta não só atenderá ao crescente mercado brasileiro de reposição e à indústria automotiva nacional, mas também funcionará como um ponto de exportação para os Estados Unidos. O Brasil, com uma frota média de 250 carros para cada mil pessoas, oferece um grande potencial de crescimento em comparação com os mercados europeu e norte-americano.

Atualmente, a XBRI Pneus está em fase de negociações para aquisição de terreno e já se reuniu com representantes dos governos do Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de considerar a área do Polo Industrial de Camaçari, na Bahia.

Expansão do faturamento

O diretor de relações institucionais da XBRI Pneus, Samer Nasser, revelou que a decisão de investir no país se baseia na equivalência dos custos de produção entre o Brasil e o exterior, considerando as altas despesas com exportação e logística.

“A elevação do imposto de importação, atualmente em discussão, poderia impactar a inflação e os custos do setor de transportes, que é crucial para a economia nacional”, alertou Nasser. Ele defendeu a necessidade de manter os preços competitivos para garantir o sucesso da nova fábrica e o fortalecimento da indústria nacional.

Em 2023, a XBRI Pneus vendeu mais de 3,5 milhões de unidades no Brasil, o que gerou um faturamento estimado em R$ 4,5 bilhões. A empresa projeta um crescimento de 20% em seu faturamento para 2024. Seus produtos são homologados por montadoras e frotas e estão disponíveis em redes de varejo como Magazine Luiza e Assaí.

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Jandrei Luis Goldschmidt, gerente executivo de marketing da Unique Rubber: “O pneu importado não impacta apenas as vendas do novo fabricado no Brasil, mas também pode inibir a recapagem se o preço for muito próximo.”

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