A XBRI Pneus revelou planos para investir mais de R$ 1,5 bilhão na construção de sua primeira planta no Brasil. Até o momento, a empresa operava exclusivamente com produção no exterior. A nova fábrica será a primeira indústria brasileira dedicada à fabricação de pneus radiais de carga e passeio em larga escala. A planta está prevista para incorporar a reciclagem de produtos e a geração de energia a partir de fontes limpas, como a produção de hidrogênio branco.
Em nota, a empresa informou que a planta não só atenderá ao crescente mercado brasileiro de reposição e à indústria automotiva nacional, mas também funcionará como um ponto de exportação para os Estados Unidos. O Brasil, com uma frota média de 250 carros para cada mil pessoas, oferece um grande potencial de crescimento em comparação com os mercados europeu e norte-americano.
Atualmente, a XBRI Pneus está em fase de negociações para aquisição de terreno e já se reuniu com representantes dos governos do Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de considerar a área do Polo Industrial de Camaçari, na Bahia.
Expansão do faturamento
O diretor de relações institucionais da XBRI Pneus, Samer Nasser, revelou que a decisão de investir no país se baseia na equivalência dos custos de produção entre o Brasil e o exterior, considerando as altas despesas com exportação e logística.
“A elevação do imposto de importação, atualmente em discussão, poderia impactar a inflação e os custos do setor de transportes, que é crucial para a economia nacional”, alertou Nasser. Ele defendeu a necessidade de manter os preços competitivos para garantir o sucesso da nova fábrica e o fortalecimento da indústria nacional.
Em 2023, a XBRI Pneus vendeu mais de 3,5 milhões de unidades no Brasil, o que gerou um faturamento estimado em R$ 4,5 bilhões. A empresa projeta um crescimento de 20% em seu faturamento para 2024. Seus produtos são homologados por montadoras e frotas e estão disponíveis em redes de varejo como Magazine Luiza e Assaí.
LEIA MAIS