O Porto de Imbituba, administrado pela SCPAR, movimentou cerca de 5 milhões de toneladas de cargas até julho, um aumento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado.
De janeiro a julho de 2024, o número de navios que atracaram no Porto de Imbituba aumentou 13%, totalizando 190 embarcações. Em julho, no entanto, o fluxo de cargas registrou uma redução nos embarques (-18% em relação ao mês anterior e -22,6% em relação ao ano passado) e desembarques (-29% em relação ao mês anterior e -7,3% em relação ao ano passado).
Apesar do declínio em alguns indicadores, a movimentação de cargas no terminal continuou robusta, com destaque para o coque de petróleo, açúcar, contêineres, farelo de milho e sal. O açúcar, em particular, registrou um aumento expressivo de 156% em relação ao mês anterior.
Importações e exportações
No acumulado do ano, as exportações lideraram com 52% da movimentação total e apresentaram um crescimento de 13% na tonelagem em comparação com o mesmo período de 2023. As importações representaram 38% das operações, com um aumento de 19% no mesmo período.
A cabotagem, que representa a navegação entre portos do mesmo país, constituiu 9,2% da movimentação total do porto e teve uma redução de 15,8% em relação ao ano passado. Os granéis sólidos destacaram-se, representando mais de 4 milhões de toneladas, com crescimento superior a 10% comparado a 2023, e destacando-se o coque de petróleo com mais de 1,2 milhão de toneladas operadas.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, as operações de importação e exportação em Imbituba movimentaram mais de 1,2 bilhão de dólares até julho de 2024, marcando um crescimento de 14,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.