Stellantis lança a linha 2025 do Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert

Os novos utilitários ganharam mais conectividade e conforto; com os lançamentos, um dos objetivos é fortalecer a presença dos modelos no mercado de comércio eletrônico

A Stellantis anunciou o lançamento simultâneo de sua linha 2025 de veículos urbanos leves a diesel no Brasil. Os novos Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert chegam ao mercado com um visual renovado e com serviços conectados, que incluem gestão de frota e recuperação veicular

Aline Feltrin

A Stellantis anunciou o lançamento simultâneo de sua linha 2025 de veículos urbanos leves a diesel no Brasil. Os novos Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert chegam ao mercado com um visual renovado e com serviços conectados, que incluem gestão de frota e recuperação veicular. A partir deste mês, os furgões estarão disponíveis nas concessionárias das três marcas em duas versões: cargo, com preço de R$ 211.990, e Vitré/Multi, por R$ 217.990. Todos os modelos terão garantia de três anos.

Embora as versões elétricas desses furgões— e-Jumpy, e-Expert e e-Scudo—também estejam disponíveis para a venda no Brasil, ainda não receberam atualizações. No entanto, a Stellantis planeja renová-las futuramente.

O vice-presidente da Citroën para a América do Sul, Felipe Daemon, disse ao portal Transporte Moderno que as melhorias nos novos modelos visam atender principalmente empresas de comércio eletrônico, um segmento significativo para a linha cargo.

Com a nova linha, o objetivo é aumentar as vendas para o comércio eletrônico (Divulgação)

Daemon mencionou parcerias com o Mercado Livre e os Correios, tanto nas versões elétricas quanto a diesel. “As vendas das nossas marcas crescem com o avanço da entrega de última milha (last mile). À medida que as empresas desse segmento evoluem, nossas vendas para elas também aumentam”, afirmou.

Ele acrescentou que as melhorias, como a inclusão da direção elétrica, têm impacto direto no conforto ergonômico e na produtividade dos usuários, por isso estão em linha com que as grandes empresas de comércio eletrônico buscam para as suas frotas. “Para funcionários que passam longas horas dirigindo, o conforto do veículo pode fazer uma grande diferença na eficiência”, explicou.

Dentro do portfólio da Stellantis, os modelos de furgões das marcas Citroën, Fiat e Peugeot competem entre si. No entanto, como um grupo, a Stellantis não perde com essa competição interna. Isso porque, de acordo com a empresa, o foco principal é a rentabilidade global. Atualmente, a Stellantis oferece a única opção de tamanho intermediário no mercado, enquanto os concorrentes no segmento de chassi-cabine são o Kia Bong e o Hyundai HD.

O segmento de furgões e vans representa 3% das vendas totais da indústria de veículos. Dentro desse universo, os modelos intermediários dessa categoria representam 16% do total.

Quais foram as atualizações?

Os furgões receberam novos para-choques frontais, faróis reformulados e uma grade do radiador redesenhada. As rodas de aço estampado de 16 polegadas agora têm coberturas plásticas, e a traseira apresenta uma nova logotipia nas portas duplas com abertura de até 180º.

No interior, o painel é digital e personalizável, com um novo volante com assistência elétrica e comandos integrados para sistema de som, limitador e controlador de velocidade. O quadro de instrumentos é totalmente digital, adaptando-se às necessidades do motorista. O console central possui saídas de ar reposicionadas, um compartimento adicional para objetos e um rádio com tela sensível ao toque de 5”, Bluetooth e USB.

A cabine oferece mais de 41 litros de espaço de armazenamento, incluindo um porta-objetos sob o banco dos passageiros. A facilidade de manobra é melhorada com direção elétrica e sensores de estacionamento traseiros.

Entre os equipamentos estão controle de estabilidade, tração, assistente de partida em rampa, vidros e travas elétricos, sensor crepuscular e de chuva, luzes diurnas (DRL), faróis de neblina e airbags frontais para todos os ocupantes.

Capacidade de carga

Segundo informou a Stellantis, os novos furgões preservam o motor 1.5 HDi turbodiesel de 120 cv e 30,6 kgfm. O câmbio continua a ser o de seis marchas.

Os modelos Jumpy, Scudo e Expert carregam até 1,5 tonelada e possuem um baú de 6,1 m³, com acesso facilitado por uma porta lateral corrediça e duas portas traseiras que abrem 180º. O PBT de 3.212 kg na versão cargo permite que qualquer motorista com habilitação categoria B dirija esses modelos, que também evitam restrições em grandes centros urbanos.

Os furgões contam com acesso lateral facilitado por uma porta lateral corrediça (Divulgação)

Com 2,01 m de largura e 1,97 m de altura, eles acessam garagens subterrâneas e outros locais apertados. Além disso, os novos furgões oferecem uma nova estrutura nas portas e reforços na carroceria.

LEIA MAIS

Ford vende 300 unidades da E-transit para o Mercado Livre e negocia novos contratos
Kia Brasil lança o Kia Bongo K2500 2024

Veja também