Com foco no segmento brasileiro de caminhões e ônibus, a Goodyear apresentou, nesta semana, a linha Cooper Works Series. O novo portfólio de produtos visa atender às principais necessidades dos caminhoneiros autônomos e das pequenas e médias frotas do país que operam no serviço regional de transporte de carga e passageiros. Além disso, busca enfrentar a concorrência imposta pelas marcas asiáticas, que vêm rapidamente ganhando terreno no país, com um estratégia agressiva de preços.
A nova marca Cooper Tires, de origem norte-americana, substitui a versão anteriormente conhecida como Kelly no mesmo segmento de valor. Incorporada em 2021 e com mais de um século de tradição desde sua fundação em 1914, a Cooper Tires passa a ser produzida no Brasil pela Goodyear, também para caminhões e ônibus. A marca já atendia o segmento de carros de passeio com alguns produtos da marca desde 2022, como complemento de portfólio.
“Se há um conceito que resume este momento de inovação, é o comprometimento, que traduz o compromisso da Goodyear com o desenvolvimento do mercado brasileiro, trazendo sempre produtos de ponta e apoiando o motorista na redução do custo por quilômetro, com soluções inovadoras, pós-venda e suporte”, afirmou o diretor da unidade de negócios de pneus para caminhões, ônibus, recapagem e pneus fora de estrada da Goodyear do Brasil, Eduardo Gualberto.
Sem revelar quanto foi investido, a empresa dedicou cerca de dois anos à adaptação dos pneus para as condições brasileiras, com combinações de borrachas e componentes que conferem ao produto características como resistência, maior aderência e melhor desempenho em termos de eficiência e potencial de durabilidade.
Critérios de escolha
A Goodyear levou em conta os critérios de escolha desses consumidores para a definição dos produtos da Linha Cooper Tires. Em levantamento realizado pela empresa, constatou-se que 69% dos entrevistados optam por produtos que aumentam a durabilidade do pneu, 41% priorizam a eficiência e eficácia dos mesmos, e 18% consideram a duração da garantia.
“Com os pneus Cooper Work Series, nosso objetivo é oferecer aos motoristas produtos que superem suas expectativas, proporcionando qualidade, confiança e durabilidade a um preço justo”, afirmou a diretora de marketing da empresa, Debora da Cruz.
Segundo ela, os novos modelos permitem à Goodyear ganhar terreno entre os caminhoneiros autônomos e pequenos e médios frotistas de caminhões e ônibus. A executiva explica que os critérios de compra desses compradores se sustentam nos conceitos de durabilidade, confiança na marca, preço e garantia, características que a Cooper Tires passa a oferecer. “Sabemos o peso que os pneus têm no equilíbrio financeiro da operação de transporte e por isso é importante oferecer uma solução competitiva para esses clientes”, conta. As versões dos pneus Cooper Tires já estão sendo comercializadas nacionalmente, com garantia de cinco anos.
Banda de rodagem mais larga
O Cooper Work Series RHA (Regional Haul All Positions ) é indicado para todas as posições e está disponível inicialmente na medida 295/80R22.5. Destaque para a banda de rodagem mais larga, com ombros robustos para melhor distribuição de peso no piso e maior quilometragem.
O novo pneu conta também com a tecnologia de proteção lateral, que preserva o costado contra danos, aumentando a durabilidade da carcaça, além de protetores de sulco que minimizam a retenção de pedras, e uma carcaça reforçada com a exclusiva tecnologia Wear Square, que ajuda a identificar o momento certo para a troca, indicando o nível de desgaste da banda de rodagem.
Já o Cooper Work Series RHD (Regional Haul Drive) é indicado para eixos de tração e é comercializado na medida 295/80R22.5. O pneu também tem uma banda de rodagem mais larga, o que melhora a distribuição de carga no piso e a quilometragem, e conta com a tecnologia Cooper Smart Traction, desenvolvida com intertravamento dos blocos, o que aprimora o movimento e regulariza o desgaste. O produto também possui proteção lateral, sulcos protegidos e carcaça com tecnologia Duralife.
“A aplicabilidade dos produtos Cooper Tires foca no serviço regional, em rotas de médias e longas distâncias, em estradas pavimentadas e sinuosas, com aclives e declives, e médio nível de agressividade. São indicados também para modalidades de direção com uso frequente de freios e trocas de marchas, velocidades médias a altas (superiores a 70 km/h) e para o transporte de cargas e passageiros”, explicou o gerente de produtos para caminhões e ônibus da Goodyear, Leonardo Lima.
Goodyear no Brasil
A Goodyear fabrica pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões, ônibus e aviação. Além dos 71 mil colaboradores e 54 fábricas em 21 países ao redor do mundo, a empresa está no Brasil há mais de 100 anos, onde possui duas unidades industriais: uma em Americana (SP), dedicada à fabricação de pneus, e outra em Santa Bárbara d’Oeste (SP), que produz materiais de recapagem para pneus de caminhões e ônibus e de recauchutagem para pneus de aviação. A operação brasileira ainda conta com uma rede de revendedores oficiais e cerca de 1.000 pontos de venda em todo o território nacional.
LEIA MAIS
Pneus importados chegam ao Brasil com preço 69% inferior ao mercado internacional, aponta estudo
Prometeon inicia fabricação e comercialização de pneus Aeolus no Brasil
Continental Pneus lança campanha para valorizar caminhoneiros